21 março, 2023

Biografia do Sr. Luiz Gonzaga de Morais


Luiz Gonzaga de Morais
* 20/02/1944
+ 19/11/2021


Nasceu no dia 20 do mês de setembro de 1944, no Sitio Fazendinha, zona rural de Custódia. Filho de José Correa de Morais e Isabel Leite de Morais. Na época sua mãe recém-casada fez uma promessa para o Santo São Luiz Gonzaga, pois tinha dificuldade para engravidar, então, se conseguisse, colocaria em seu filho o nome do Santo.

Luiz Gonzaga trabalhou muito na roça com seus pais, onde carreava e plantava. Sempre morou com seus pais na Fazendinha. Sua infância, foi ao lado de seus parentes, principalmente da família Batista. Teve um irmão, chamado Marcos José Pereira de Morais, por parte de seu pai que havia ficado viúvo.

Estudou na Escola Municipal José de Moura Leite com seus primos Chico Elizeu, Luiz Leite e João Elizeu.


Quando adolescente, ia estudar na cidade a cavalo, pois não tinha facilidade para transporte naquela época. Sua preocupação era ajudar seus pais. Concluiu os estudos e fez o concurso para Policial Militar, no ano de 1970, foi aprovado indo trabalhar na cidade de Sertânia, onde começou sua carreira militar.



Ao longo do tempo conheceu a sua esposa Maria Aparecida de Brito Morais, casaram-se e tiveram quatro filhos, três homens e uma mulher. Seu primeiro filho foi Carlos Gonzaga de Morais, Kaline Mércia de Morais, Marco Antonio de Morais e Ricardo Robson de Morais.

Morou em Sertânia por 9 anos, retornou a Custódia no ano de 1977.

Homem simples, bom filho, bom caráter, nunca deixou de fazer o bem aqueles que o procuravam. Trabalhava como militar e também no campo. Continuou seus estudos com dificuldades para manter a família e ajudar seus pais. Teve como referência de conhecimentos o Professor Jeferson, um homem culto, era seu primo e assim o ajudou.

Sua esposa o incentivou a fazer o concurso para Policia Rodoviária, foi aprovado, indo trabalhar em Cruzeiro de Nordeste, município de Sertânia. Também desempenhou suas atividades na Polícia Rodoviária nas cidades de Floresta e Serra Talhada, onde se aposentou.



Na Posse como vereador do filho Carlos Gonzaga


Conheceu um homem de origem humilde, chamado Luiz Baixinho, e o trouxe para seu terreno, dando-lhe emprego e moradia. Quando conseguiu se estruturar, começou a ajudar pessoas da região. Era um homem de coração bondoso, bom pai, bom filho, bom esposo, bom cunhado e bom avô. Em sua trajetória deixou muitas amizades, construiu bens próprios, sem nunca deixar de ser humilde. Seus filhos foram seguindo cada um seus caminhos.

Aos 51 anos de idade, se aposentou, sua saúde começou a ficar fragilizada devido a diabetes. Voltou assim, a morar no sitio que dizia "nasci e me criei aqui". A cada dia foi ficando mais doente e necessitando dos cuidados da família.

Aos 76 anos, adoeceu novamente, ficando internado no Memorial Arcoverde, por muitas vezes, dependendo da ajuda de enfermeiras. Fez hemodiálise e não suportou. Teve que ser transferido para a cidade de Caruaru, seu quadro clinico se agravou, levando a falecer no dia 19 de Novembro de 2021.


Com José Severino Alves de Amorim "Zé de Santa", e o neto Bruno


Um de seus netos, Bruno filho do casal Carlos e Joseane, nasceu no mesmo dia de seu aniversário.



Em sua homenagem, e indicação do vereador Fábio Medeiros Rocha, foi aprovado Projeto de Lei na Câmara Municipal de Vereadores, denominando o Posto de Saúde do Carvalho, Sitio Carvalho, zona rural de Custódia, como Luiz Gonzaga de Morais. Uma justa homenagem para uma pessoa que nasceu e fez muito por aquela localidade.

Luiz Gonzaga de Morais, deixou saudades e uma história de vida muito linda para todos com que com ele conviveu. Fez seus papel com excelência, soube deixar seu legado para seus filhos, netos, bisnetos, noras e esposa. Deixando uma vida com uma linda passagem aqui na terra.


Fotos Adicionais










2 comentários: