27 março, 2023

Alto do Cruzeiro em Custódia-PE


O Alto do Cruzeiro em Custódia, foi construído em uma das colinas da cidade, está à uma altitude aproximada de 650m acima do nível do mar, sua localização geografica na depressão Sertaneja, na microrregião do Sertão do Moxotó. O Cruzeiro é bastante visitado na Semana Santa, e diariamente por pessoas que praticam atividades físicas, ou simplesmente, querem admirar a paisagem.

A subida até o Alto do Cruzeiro, é um momento de muita Fé e Devoção para os fiéis durante a Semana Santa, onde uma multidão se direciona a pé até o local, para realizar  orações, alguns pagam promessas subindo as vezes em sacrifício (ajoelhado), até chegar ao ponto final.

Possui 365 escadarias, construidas na segunda gestão do Prefeito Luiz Epaminondas Filhos (1977-1983).

Entre 1974/1975 foi feito a tentativa para instalação uma torre repetidora de TV para assistir alguns jogos de futebol, inclusive a Copa do Mundo daquele ano. Segundo o colaborador deste site, José Melo: "Sofri horrores, tentando implantar uma repetidora de TV. Consegui levar energia elétrica, instalar uma antena, mas a repetidora não teve sucesso". "Fizeram uma estrada em volta ao serrote do Cruzeiro onde permitia a chegada de veículo ao alto do Cruzeiro. Eu me aventurei a subir com um Volkswagen 1973 mas fazia medo o aclive" relatou o empresário Marcos Moura.

O cantor e compositor Janúncio Siqueira, na música Custódia meu Berço, letra de Zezito Doceiro, interpreta um dos refrões mais apaixonantes sobre sua terra natal:



Custódia meu berço
Letra: Zezito Doceiro

"Custódia aqui da Serra do Cruzeiro da prá te ver por inteira, tu cabes no meu olhar, como tu tá linda, tá em paz, tá diferente, vou descer cada batente, eu quero te abraçar. ah! Como tu cresceu Custódia, como tu mudou, hoje o meu orgulho é bater no peito e dizer de onde eu sou"

Canal Gandavos também registrou o Alto do Cruzeiro
com vários depoimentos e música de Plínio Fabrício. Num belo registro histórico de nossa cidade.



2 comentários:

  1. Belíssima homenagem à nossa terrinha querida. Parabéns, Januncio. J. Melo

    ResponderExcluir
  2. É e sempre será gratificante homenagear a nossa cidade, o meu berço, Custódia -PE! Ir ao alto do cruzeiro na semana santa, é um ato de agradecimento e fidelidade a Deus por tudo que fez e faz por todos nós. Fico muito feliz com a canção Custódia Meu Berço por todo o sucesso que vem fazendo em todo o mundo, Onde tem um Custódiense, ela é tocada e divulgada, Obrigado ao poeta Zezito Doceiro pela canção, e obrigado a todos vcs meus queridos amigos.

    ResponderExcluir