29 abril, 2013

Atan Eletro na Revista Móbile Lojistica



Esta é a capa da Móbile Lojista, revista direcionada a informações e negócios para o varejo multimarcas. A Móbile Fornecedores foi criada em julho de 1987 e, desde então, é sinônimo de treinamento e atualização para a indústria moveleira. Abrangente, a publicação é direcionada ao chão-de-fábrica, direção e gerência das fábricas de móveis e, de forma abrangente, destaca as últimas tendências, novas tecnologias e soluções de produção direcionadas ao segmento moveleiro.

Na edição 243 – Ano XXVII – Dezembro/2007, um dos destaques em suas páginas, é uma matéria com a Atan Eletro, onde os leitores da revista, podem conhecer um pouco da Rede Atan Eletro, que na época, acabava de inaugurar um centro de distribuição para o interior do estado.




A matéria foi assinada poe Daniela Buono, confiram abaixo na íntegra o conteúdo publicado nessa edição: Sucesso Sertanejo


Pernambucana Atan Eletron inaugura centro de distribuição e aumenta atuação no interior do estado.


Atan Eletro inaugurou em novembro de 2007 seu cento de distribuição e planeja abrir mais duas lojas no interior pernambucano. Atualmente formada por seis unidades instaladas em prédios próprios, todas e Pernambuco, a rede iniciou suas atividades em 1994, com venda de consórcio de eletrodoméstico. 

Trata-se de um exemplo de sucesso do pequeno varejo de móveis no Brasil. “Nosso crescimento é lento, porém sustentável”, afirma o proprietário Sebastião Atanael Rezende. 

“Desde muito cedo, aprendi que empresa não tem que ser grande, tem que ser lucrativa”, sentencia  Uma das novas lojas será aberta em Serra Talhada e outra em Tabira. A rede já conta com duas unidades instaladas na cidade de Custódia(incluindo a sede), duas em Afogados da Ingazeira e duas em Sertânia.

O novo centro de distribuição da rede fica localizado junto à sede de Custódia e ocupa um espaço físico de 2,5mil metros quadrados. O projeto dessa construção foi idealizado de modo a possibilitar a instalação de novos pavilhões junto ao prédio original, o que, segundo Rezende, deve acontecer em breve.

O novo empreendimento conta também com 250 metros quadrados destinados aos escritórios, onde funcionam a administração da rede e toda a estrutura de servidor de software, estruturado de forma a permitir a expansão para outras cidades. O proprietário explica que a falta de espaço físico no depósito utilizado anteriormente impediu a inauguração de algumas importantes filiais. Junto ao centro de distribuição, está instalada a Atan Logística, que dispõe de uma frota de seis caminhões para realizar a entrega dos produtos.

A Atan Eletro também aposta no investimento direcionado à capacitação de funcionários, entrega rápida e propaganda diversificada. A divulgação das lojas é feita por meio de carros de som, anúncios em rádios, tablóides e mala-direta. “Mas nosso grande diferencial está no atendimento. Nosso colaboradores colocam ‘o coração’ em tudo o que fazem”, conta o proprietário da empresa. 

Com a inauguração do centro de distribuição foram contratados 30 colaboradores para atuarem no segmento de vendas e no setor administrativo, o que levou o número total de funcionários para mais de 100, incluindo colaboradores do centro de distribuição, dos escritórios e das lojas.

O treinamento dos trabalhos é um aspecto destacado por Rezende, que se considera apto para identificar falhas, devido ao seu histórico profissional. “Já fiz de tudo na empresa: do operacional ao estratégico. Assim, utilizo minha experiência e senso crítico para observar cada tarefa desempenhada e, depois, faço o treinamento corrigindo nossas deficiências”, explica. 

O serviço de pós-venda é valorizado pela empresa como assistência técnica, postos autorizados para eletrodomésticos e assistência técnica em domicilio para móveis, assim como visitas pessoais para auxiliar o cliente na decoração dos ambientes, quando solicitado. O serviço de entrega também é feito por funcionários da própria rede. 

O layout das lojas, bastante personalizado, mantém o mesmo padrão em todas as filiais, como showroom amplo e variado. Em relação ao crediário, este é muito bem aceito por clientes. Para se ter uma idéia, mesmo com o consumir podendo parcelar o valor das compras em 12 vezes sem juros no cartão de crédito, essa modalidade de pagamento não ultrapassa 3% do total. Cerca de 4,5% dos pagamentos são feitos em cheque e 92,5% no crediário, especialmente no carnê, que é feito nas próprias lojas.

De acordo com Rezende, os móveis comercializados pela Atan Eletro são direcionados às classes, A, B, C e D, sendo que os mais vendidos atendem às classes B e C. A venda de mobiliário chega a responder por aproximadamente 55% do faturamento total e, se desconsiderada a sazonalidade de alguns produtos, o segmento que atinge o nível mais alto de vendas é o de móveis de madeira.

História: No inicio, a atividade da Atan Eletro era direcionada à venda de consórcio, feita de forma autônoma e informal, e que tinha como objetivo principal garantir o sustento de Rezende na cidade de Custódia, onde ele estudava. Somente em 1996 foi adquirida uma casa, em um bairro não exclusivamente comercial. “Transformei toda a parte da frente da casa, ou seja, a garagem, em uma pequena loja de eletrodomésticos. Modifiquei todo o projeto arquitetônico da construção, pensando em a planta com possibilidade de expansão”, explica Rezende. Em poucos meses, a loja foi expandida para dar espaço aos móveis que começaram a ser comercializados timidamente. “Para mim, era a realização de um sonho, pois já havia trabalhado fabricando móveis em uma pequena marcenaria, atividade que exerci dos 12 aos 14 anos de idade”, relembra. No inicio de 1997, a empresa foi formalizada, com a inclusão de mais móveis e também de colchões no mix de produtos oferecidos. Os parceiros comerciais não tardaram a aparecer. Muitos deles atuam junto à Atan Eletro até hoje. Em 1999, já em um prédio melhor localizado, estruturado e amplo, a rede passou a vender também para outros lojistas da região. Anos depois, essa modalidade de venda foi suspensa, visando ampliar o foco na venda de varejo, especialidade da Atan Eletro.

Perspectivas: O proprietário da Atan Eletro acredita que o mercado nordestino evoluiu bastante nos últimos 12 anos, conseguindo acompanhar a tendência do mercado nacional. Mas, para ele, a grande mudança aconteceu mesmo com a relação às industriais moveleiras da região. “No inicio, somente algumas apresentavam produtos com bom acabamento. A grande maioria fabricava móveis com qualidade muito baixa”, relembra. “Tanto que nos quatro primeiros anos de vida da nossa empresa nós trabalhávamos com aproximadamente 88% de móveis produzidos nas regiões Sul e Sudeste e somente 12% eram produzidos no Nordeste. Hoje, este percentual é de 35% e cresce a cada dia”, completa. Segundo Rezende, as industriais de móveis do Nordeste estão se equiparando às das regiões Sul e Sudeste. “A cada dia, elas aumentam sua fatia de participação no mercado regional. É por isso que muitas indústrias dessas regiões analisam a viabilidade de se instalarem aqui, principalmente as de móveis de grande volume e de baixo valor agregado”, analisa.

O empresário é otimista em relação ao futuro do setor moveleiro no Brasil e, em especial, no Nordeste. “Acredito que o mercado vai continuar crescendo, porém, em ritmo menos acelerado. A concorrência com as grandes redes é grande, mas o segmento tem espaço para pequenos empresários que têm grandes idéias e muita atitude”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário