04 abril, 2013

Morre Sebastião Alves em Iguaracy



Faleceu na manhã desta quinta dia 4 de abril em Iguaracy aos 96 anos o ex-vereador Sebastião Alves, pai do ex prefeito e médico Dr. Pedro Alves.

Conheça um pouco da luta contada por Sebastião Alves sobre o Iguaraci. O local onde se localiza a cidade de Iguaraci era conhecido antigamente pelo nome "Logradouro" em virtude dos primeiros moradores levarem para lá, seus rebanhos para pastarem. Essa localidade pertencia ao Sr Antonio Rabelo Sanzzone, e que por volta de 1912, o Sr Manoel Bezerra de Melo construiu uma casa de taipa e ali fixou residência, e que nesse mesmo ano o Sr Antonio Rabelo doou ao patrimônio de São Sebastião, parte de suas terras, o que fez o Padre Carlos Cottart, vigário da paróquia de Afogados da Ingazeira, construir uma casa onde seria realizadas as santas missas. Atraídos pelos cultos religiosos, várias pessoas para lá se deslocaram e próximo a casa do referido Padre, foi erguida uma latada, onde passou a ser comercializada carne, e logo no ano de 1913, o Sr João Barbosa inaugurou uma casa comercial, pois no local já se encontrava um pequeno aglomerado de casas.

Com a Ajuda dos moradores, o Padre Carlos Cottart, construiu uma capela dedicada ao culto de São Sebastião, no ano de 1914, quando a povoação já era conhecida pelo nome de "Macacos" em virtude de uma família conhecida por esse nome, por motivo de os mesmos serem caçadores desses animais.

Por não está satisfeito com essa denominação, o Sr Sebastião Alves da Silva, que era representante da localidade junto ao município de Afogados da Ingazeira a quem pertencia o aglomerado, conseguiu que esse nome fosse mudado para Iguaracy. (Informações do Blog Roberto Murilo)


(*) Sebastião Alves, era irmão de Corina Pereira, Maria Gonçalves, José Pereira, Inês Maria. Tio de José Neto, Noêmia Pereira, Joany Pereira e Pedro Pereira. Tio do Blogueiro Paulo Peterson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário