26 abril, 2013

O talento de um gândavo - por Patricia Celeste



Na condição de colaboradora do Blog Gândavos, hoje entreguei nas mãos do escritor Jorge Farias Remígio, o livro Gandavos – Contando outras histórias. Ele é um dos dezenove autores da coletânea que reúne autores de várias regiões do país. O escritor também é um artesão de talento invejável. Ele confecciona chapéus carnavalescos, feitos artesanalmente, entre outras manifestações culturais da região Nordeste. Jorge participa no Recife (cidade onde estudou e concluiu o seu curso superior) da feira de Artesanato da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). 


A Feira, no bairro da Boa Vista, fica aberta das 8h às 18h, nos dias 24, 25 e 26/04/2013. A feirinha conta com 18 artesãos e é o resultado da parceria entre o Prodarte, Unicap e a Associação das Mulheres Produtoras dos Bairros de Santo Amaro e Boa Vista. Jorge Remigio relatou - num breve dialogo -, sobre sua iniciação com o artesanato, quando ainda era um policial civil. Disse que, ao visualizar a mesmice em modelos clássicos de chapéus de palha, de repente teve a ideia de torná-los personalizados. Daí passou a customiza-los a ponto de chegar ao atual modelo. E assim, no decorrer do tempo foi inserindo outros tratamentos a sua arte, sempre atento as sugestões de amigos e clientes. 


Ele ainda contou que, leva em média de 4 a 5 dias para concluir um trabalho, já que se preocupa com a geometria mínima na qual envolve cada detalhe de seu trabalho. A ideia de utilizar este hobby como profissão veio com a aproximação da chegada de sua aposentadoria. E assim, hoje seu trabalho é tido como de notável talento e utilizado por artistas e políticos da região ou de nível nacional.


Texto/fotos: Patrícia Celeste Lopes Jesuino

Publicado originalmente no Blog Gândavos - http://gandavos.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário