15 abril, 2013

Custódia é palco de outra Audiência Pública na Câmara de Vereadores


A cidade de Custódia foi palco, nesta segunda feira (15) de abril, de Audiência Pública. nos meios das famílias, principalmente em comunidades rurais, onde já é visível a falta de alimentos para o rebanho, água potável e comida.

O evento que teve como tema “A Seca e seus efeitos, Água da Compesa e suas Obras e as Medidas de renegociações de Dividas e Créditos dos agricultores junto ao Banco do Nordeste.”

Foi uma iniciativa do Vereador Cicinho –PSB – juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Custódia, tendo como coordenador Juscelino Moreira.

A Câmara Municipal de Vereadores, local do encontro ficou completamente lotado por agricultores, pequenos criadores, sindicalistas representante da Fetape, Secretários municipais, Prefeito do Município, Presidentes de associações, Banco do Nordeste, Vereadores demais autoridades, interessados em participar dos debates.


Estavam presentes, o Assessor da Fetape em Serra Talhada representando o Sindicato local, o Sr. Antônio Filho, o Prefeito da Cidade de Custódia Dr. Luiz Carlos, o Presidente da Câmara, Ivanildo Luiz, os vereadores; Neguinho, Carlos Gonzaga, José Neto, Wilson Leandro, Chico Elizeu, Rony Barbalho, o líder do governo Gilberto Nunes, os secretários, Joãozito Moura da agricultura, Pedro Idelfonso, de governo, Luciano Lira, de obras, representantes do IPA o José Alencar e Dr. Zito, Tomé, Gerente do Banco do Nordeste, Presidente do STR de Custódia, Ivonete e demais representações.

Na abertura da audiência pública foi exibido um vídeo de 10 minutos sobre a situação vivida pelas famílias em comunidades rurais da região. O Sr. Cicero Rodrigues de Almeida, Cicinho, Coordenador do evento, fez um pronunciamento na abertura dos trabalhos. Ele falou da necessidade de realizar a Audiência Pública e que estava sendo realizada, para que o povo e falasse e fosse ouvido. Ele lembrou que a ideia principal foi elaborar um documento com as necessidades mais pontuais da região, em relação à falta d’água, alimento para o rebanho, Renegociações de Débitos e Créditos, Perdão das Dividas dos Agricultores, Perfuração de Poços e benefícios sociais, para que seja enviado aos governos, objetivando buscar ajuda para os atingidos pela seca.


Durante a audiência pública, alguns temas como a burocracia na venda do milho subsidiado pela Conab para os pequenos criadores, as dificuldades na liberação de financiamentos através do Banco do Nordeste, a falta de critérios para renegociação de débitos, Solicitação de Perdão das Dividas dos agricultores e a falta d’água foram os mais relatados. No momento em que os agricultores, pequenos produtores e representantes de movimentos sociais puderam se manifestar fizeram pronunciamentos e desabafos.

O Lider do Governo Gilberto Nunes, falou da importância da Audiência, cobrando do Banco do Nordeste uma atenção voltada para a ampliação das renegociações, no que diz respeito linhas de créditos, com compras de títulos.

O prefeito Luiz Carlos, disse que a situação da seca é preocupante, sobretudo o abastecimento d’água do município. Falou também que a forma de renegociação dos débitos do Banco do Nordeste, fica sempre o pedaço para traz, parabenizou a iniciativa de Cicinho, dizendo que é muito importe esse tipo de trabalho e que quando vereador também se dedicava a esse tipo de ação.

Já o Sr. Antônio da Fetape, falou que reuniões como esta faz bem para os movimentos sociais, principalmente o STR de Custódia, que tem dado sua contribuição para os agricultores na construção de cisternas trazidas para o município através de comissões municipais, parabenizou Cicinho, pela ação.

Usou da palavra também o secretário de agricultura do município Joãozito Moura, dizendo que o município está fazendo de tudo para atender os agricultores com as demandas existentes dos governos.


Já o Gerente do Banco do Nordeste, o Sr. Tomé, falou que iniciativa como esta, é uma oportunidade para que o agricultor renegocie suas dividas, saia da inadimplência e fazer novos créditos e que iria disponibilizar 04 funcionários do banco, após o encerramento, para atender todos os agricultores. Também parabenizou Cicinho.

Logo em seguida, o Vereador Cicinho, encerrou a Audiência Pública, agradecendo a todos, que de alguma forma contribuíram pela a realização deste tão importante evento para o município. Acrescentou que os encaminhamentos serão recebidos e servirão para a elaboração de um documentário a ser apresentado aos governos e órgãos competentes.

Custódia News - José Orlando

Nenhum comentário:

Postar um comentário