17 abril, 2013

Programação de formação valoriza intercâmbio cultural



Ações contemplam as sete cidades da região, com seminários, oficinas, palestras, encontros e debates a partir desta terça (16/4)

Composta por ações voltadas para a divulgação da cultura pernambucana e o repasse de conhecimentos, a programação de formação do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) vai ter um “quê” a mais na edição Sertão do Moxotó, entre os dias 16 e 21/4. Desta vez, um dos principais cuidados do festival que vai chegar a Arcoverde, Ibimirim, Manari, Inajá, Custódia, Betânia e Sertânia foi montar uma grade que favoreça o intercâmbio de artistas e facilitadores de uma cidade para a outra da microrregião, criando um círculo de trocas para descentralizar a difusão da cultura.

Atendendo a essa expectativa, Cacau Arcoverde realiza oficina de xilogravura para idosos, entre os dias 16 e 19/4, das 14 às 18h, no Centro do Idoso em Ibimirim. Cacau pretende resgatar parte da cultura popular brasileira e das técnicas artesanais de gravura, que parte da talha em madeira para a posterior impressão em papel ou outro material. A ideia é estimular a socialização e a cidadania da população idosa no município.

Seguindo a mesma lógica, o arcoverdense Lula Moreira e a Orquestra Sertão de Arcoverde vão até Inajá para realizar a oficina de pífano. A atividade, realizada entre 16 e 19/4, das 14 às 18h no Antigo Peti, traz um interessante intercâmbio com os pifeiros de Inajá e está aberta para quem quer aprender o instrumento. Já em Sertânia, a Associação dos Santeiros de Ibimirim realiza oficina de arte sacra em madeira, não só como forma de repassar conhecimento e cultura, mas também como incentivo à geração de renda. A ação acontece de 16 a 19/4, das 14h às 18h, na Antiga Estação.

As atividades com caráter ressocializativo também terão um espaço no Sertão do Moxotó. Em Arcoverde, duas oficinas serão realizadas dentro de presídios, voltadas para os internos. Entre os dias 16 e 19/4, das 9h às 12h, o facilitador Valete repassa os conhecimentos sobre uma técnica de música e dança muito comum na região, o trupé de coco, dentro da Funase, para estimular a identidade cultural dos jovens com sua cidade e auxiliar no processo de ressocialização. No mesmo período, das 14h às 18h, a União dos Cordelista de Pernambuco (Unicordel) realiza ação de formação de novos cordelistas e manutenção da cultura no Presídio Advogado Brito Alves, tendo como ferramentas a xilogravura e a literatura.

Para diversificar as atividades, os vencedores do Concurso de Pôster Festival Pernambuco Nação Cultural (Mata Norte e Sertão do Moxotó), Ayodê França e Daaniel Araújo, realizam palestra sobre o processo de criação que os levou a ser selecionados. A ação acontece no Sesc Arcoverde, no dia 18/4, das 19h às 21h. No mesmo local, Jean Santos e Marco Bonachela apresentam a oficina de qualificação de professores, a partir da leitura de imagens e de cinema usadas como ferramenta pedagógica. Essa oficina vai do dia 16 até 19/4, e acontece das 18h30 às 21h30.

Outro destaque são as rodas de diálogo sobre o Sistema Nacional de Cultura, que acontecem a partir de 17/4 em Arcoverde, Sertânia, Betânia e Manari. As inscrições para as ações de formação de Arcoverde podem ser feitas no Sesc da cidade. Em Ibimirim, os locais são Centro do Idoso e o Povo Indígena Kambiwá. Em Manari, as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura e no Ponto de Cultura Oásis. Já em Inajá, é possível se inscrever no Grêmio e no antigo Peti. As cidades de Custódia, Betânia e Sertânia realizam as inscrições exclusivamente nas suas Secretarias de Cultura.

Para ver a programação completa de formação, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário