01 setembro, 2023

[Biografia] JOSÉ AGAPITO DE MOURA "Dr. Moura"

 

José Agapito de Moura (Dr. Moura) nasceu em 25 de maio de 1939 na Usina Pedrosa na época pertencia a Ribeirão/PE, atualmente pertencente ao município de Cortês/PE, filho de Severino Rodrigues de Moura e de Severina Azevedo de Moura.

Teve quatro irmãos: José Edson de Moura, José Moura, José Evoíde de Moura e Maria José de Moura Morotó.

Fez o curso primário na Usina Pedrosa, posteriormente fez o ginasial no Ginásio Municipal de Palmares/PE durante o período de 1952 a 1955, em seguida fez o científico no Colégio Americano Batista na capital pernambucana, ingressando na Faculdade de Medicina na UFPE em 1960, formando-se em 1965.

Após formado trabalhou na cidade de Herculândia/SP, durante 01 (um) ano e 06 (seis) meses no período de 1966 a 1967.

Posteriormente, foi trabalhar na cidade de Floresta/PE onde exerceu a medicina até abril de 1968.

Transferiu-se para Carpina/PE atuando como médico de abril a setembro de 1968.


Recebeu o Título de Cidadão Custodiense, em 1976, por indicação da Câmara Municipal de Vereadores.

De Carpina/PE foi transferido para Custódia/PE onde permaneceu de setembro de 1968 a janeiro de 1980, exercendo o cargo de Diretor da Unidade Mista de Custódia/PE.

Em janeiro de 1980, foi transferido para Caruaru/PE atuando no Hospital São Sebastião, onde foi chefe da Divisão Médica e Cirurgião Plantonista, bem como, atendendo em consultório particular.

Dr. Moura mesmo residindo em Caruaru/PE, continuou atendendo em Custódia em seu consultório localizado próximo a Praça Padre Leão nos dias de segunda-feira, tradicionalmente o dia de feira daquela localidade.

Trabalhou também na cidade de Cupira/PE no Hospital Municipal, onde era médico concursado.

Era casado com Maria José Ribeiro Lins de Moura, natural de Floresta/PE.

O casal teve três filhos: Marcos Eduardo Lins de Moura, Fernanda Lins de Moura e Juliana Lins de Moura.

Teve três netos.



José Agapito de Moura pertenceu ao Lions Clube de Herculândia/SP, foi sócio fundador do Lions Clube de Custódia/PE, sendo por duas vezes Presidente, além de ser Presidente de Divisão composta pelos clubes de Custódia, Sertânia e Afogados da Ingazeira. Foi Presidente do Lions Clube de Caruaru/PE, sendo um entusiasta desse movimento leonístico.

Além disso, Dr. Moura e D. Zezé foram muito felizes em Custódia, cidade que os recebeu tão bem e proporcionou a formação de fortes laços de amizades.

Os anos em Custódia marcaram a sua família, motivo pelo qual  as lembranças deixadas são trazidas até hoje em seus corações,  ficando  um amor incondicional por aquela cidade.

Residiu em Caruaru/PE até junho de 2015, quando se mudou para Recife/PE, vindo a falecer em 22 de novembro de 2016.


Texto enviado por Marcos Eduardo Lins de Moura (filho)

8 comentários:

  1. Sou o Matuto Izaias Moura,, Poeta Cordelista,, Venho Parabenizar Paulo Peterson e Os Demais Engajados No Blog,, Esse Blog é Simplesmente Espetacular,, Devemos Aplaudir De Pé Os Trabalhos e Esforços De Paulo Peterson Em Prol De Nossa Custódia.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Moura. Uma pessoa maravilhosa e humana. Foi ele quem fez o parto dos meus filhos Thiago e Diogo. Quando eu morava em Caruaru sempre pegava uma carona nas segundas feiras. Muito brincalhão com todas as pessoas. Um grande médico. Eu tenho certeza que ele está no céu, pela pessoa boa que era.🙏

    Luciano Góis Veríssimo
    Belém-PA

    ResponderExcluir
  3. Gicelia Amaral
    Custódia-PE

    Conheci e fomos vizinhos aqui na Av Dr. Manoel Borba...realizei meu pré natal com ele do meu primeiro filho.

    ResponderExcluir
  4. Grande homem e amigo. Devo muito a ele, pelo que me ensinou, como cirurgião. A última vez que estivemos juntos, foi em Itamaracá, em 2015.🙏🙏🙏

    Dr. Ferdinando Feitosa
    Serra Talhada-PE

    ResponderExcluir
  5. Ivania Maria da Silva

    Médico igual ele no tempo da medicina atrasada, o mundo jamais terá, muito competente, muito responsável, é como diz, a colega do comentário aí abaixo, era pequeno no tamanho mas enorme na sua humildade e muito humano obg. Dr.Moura Deus que te abençoe onde quer que você esteja.

    ResponderExcluir
  6. Mozart Gomes

    Falar de dr Moura não tem palavras mais Deus sabe o melhor dele eu sei sim que o galardão dele é grande no céu

    ResponderExcluir
  7. Teresa Diniz

    Paulo Peterson ele que fez o parto da minha mãe no meu nascimento e colocou o meu nome, colocou o meu nome na receita e meus pais gostaram e me registraram.

    ResponderExcluir
  8. Falar de Dr Moura pra mim sempre será um prazer! Homem honesto de um coracao bondoso, um Pai dos mais humildes. Saiu do hospital e abriu seu consultório particular nunca deixou de atender um paciente por dinheiro. Pra mim foi um Pai! Me deu a primeira oportunidade de emprego onde passei14 anos trabalhando com esse anjo, onde aprendi muito com ele. Que a alma dele seja boa pra Deus.

    ResponderExcluir