23 agosto, 2021

[Biografia] Gratidão ao Doutor José Wilson pela digna missão de curar e salvar o povo sofrido de Custódia.




José Wilson Figueiredo, natural do Povoado do Ingá, Custódia-PE, nascido em 11/02/1954, é filho do ilustre casal Joaquim Alves Figueiredo e Laura Rodrigues. Católico, Profissão: médico. Grau de instrução: superior completo. Casado por duas vezes com as senhoras Russana Melo e Denise Araújo. Cinco filhos: Augusto Juliano(primogênito), Caio Figueiredo, Taísa Figueiredo, Joaquim Neto e Pedro Henrique Figueiredo.




Doutor José Wilson vem de uma numerosa família. Teve nove irmãos: Luiz Figueiredo, Carlos Figueiredo, Sebastião Figueiredo (falecido), Marinalva, Maria de Lourdes, Zélia, Adalva, Márcia e Maura. Seus pais são provenientes de família tradicional do município, que moravam no Povoado do Ingá. Seus genitores logo perceberam que era premente vir morar em Custódia para suprir as necessidades educacionais dos filhos. Anos depois, a família mudou-se para Ouricuri, instalando-se naquela cidade, onde criaram raízes: os filhos cresceram e queriam deixar o “ninho”. Queriam voar alto. E nesse vôo, Doutor José Wilson embarcou para a Capital, Recife. Realizar seu sonho era seu objetivo maior: ser médico. Concluído o curso de medicina, volta para Custódia na década de 1980. Com diploma em mãos, instala seu primeiro consultório na Rua Doutor Manoel Borba, vizinho ao seu tio, Pedro Mariano. E aí começa a clinicar. “Ser médico é trilhar um caminho sem volta… envolto de arte, tecnologia, sentimento e amor em direção à Luz Divina”.
 
O homem, o pai, o esposo, o médico, o empreendedor e o político uniam-se em uma mesma pessoa: José Wilson. Humano, de uma empatia grandiosa, inteligente e de um amor incondicional por Custódia. A aquisição da Casa de Saúde para Custódia foi o seu grande investimento. Sua família, pela unidade e pelo amor, foi a grande incentivadora desse investimento. Funções que suas irmãs assumiram na Casa de Saúde: Maura: enfermeira; Zélia: nutricionista e Adalva: parte administrativa. Contou com a disposição, boa vontade e capacidade da sua ex-esposa Russana Melo na organização das atribuições da Casa de Saúde. Seu segundo casamento foi com uma pessoa da sua área: Denise Araújo: enfermeira que se doou com o mesmo objetivo de seu esposo. Nesta biografia, não poderia esquecer o nome da Doutora Anne, que pela perseverança, coragem, foi parceira fiel do seu grande amigo José Wilson. Cuidou da Casa de Saúde, que veio a se tornar Mater Clínica, como se fosse propriedade sua. 


Coisa que muita gente não sabia que ele fazia: era um artesão de mão cheia, talhava e esculpia muito bem. Era um colecionador de antiguidades.

As cidades de Arcoverde, Tupanatinga e Afogados da Ingazeira foram privilegiadas com os plantões do Doutor José Wilson.

O anjo de jaleco branco partiu, deixando uma população órfã e carente de cuidados médicos. O Doutor José Wilson lutou pela vida bravamente, como um bom soldado em busca da vitória. Porém, a luta foi desigual! Do outro lado, um inimigo invisível e mortal. O vírus da COVID-19 que a ciência ainda não conhece suficientemente e que já arrebatou 574.574 vidas e, “impiedosamente”, vem deixando um rastro de problemas de saúde.



Na política, buscou estender o seu objetivo de melhorar a vida do povo de Custódia. Esteve vice-prefeito do ex-prefeito Belchior Ferreira Nunes em 01/01/1989 a 31/01/1992, compatibilizando horários para dar atenção aos seus pacientes.

Ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores - Casa João Miro da Silva. Foi vice-prefeito do também ex-prefeito Nemias Gonçalves de Lima (2005-2009). Em 2016, esteve candidato a vice-prefeito na chapa do então candidato a reeleição Luiz Carlos Gaudêncio. A chapa não conseguiu se eleger.




A Mater Clínica hoje será marcada pelos traços do seu dono. Nos corredores, com passos firmes, se dirigia para a sala de parto, onde a vida surgia e a criança anunciava que estava chegando. E ele num gesto rápido, divulgava o sexo para a mãe. Foram centenas de meninos e meninas, hoje homens e mulheres, dentre os quais meu filho João Paulo, que vieram ao mundo pelas mãos do grande doutor! Na sala de cirurgia há histórias dos dois lados da vida. Quando o paciente estava em perigo, ele era o instrumento para que acontecesse o milagre da vida. E assim viveu para o povo de Custódia: José Wilson, foi amigo dos seus colegas de profissão e de cada um dos seus funcionários. Como pai, cumpriu sua responsabilidade. Mais do que bens materiais, ele deixou exemplos de cidadania, de humildade e os estudos para seus filhos. Caio seguiu o seu exemplo na medicina.



Para a efetivação desta biografia, contei com a colaboração dos dois grandes conhecedores da história de Custódia: Rogéria Marília Campos e Paulo Peterson.

Custódia, 23 de agosto de 2021.

Nenê.


Créditos das imagens:

Facebook de José Wilson e Alvany Lima. 



9 comentários:

  1. Parabéns ao proprietário do blog,foi bem merecido a homenagem Dr.foi um grande ser humano e profissional.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu médico vc merece muito tenho orgulho de ser sua amiga

    ResponderExcluir
  3. Foi um grande médico. Amigo de todos que tiveram a honrra de conhecer um pouco de fotos José Wilson. Será sempre lembrado como um grande médico e amigo .

    ResponderExcluir
  4. Grande homem de Deus deixou para nós uma grande lição, de humildade e amor ao próximo.Descance em paz ,saudades eternas.

    ResponderExcluir
  5. Na matéria foi esquecido de mencionar o quinto filho e o primogênito... Eu Augusto Juliano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto, obrigado pelo contato, será editado o texto, e incluso esta informação.

      Excluir
  6. Merecida e excelente homenagem! Parabéns Nenê! Comentei aqui com Venâncio que Dr. Zé Wilson lutou tanto para que os funcionários da Mater Clínica fossem vacinados contra o vírus da covid - 19 e por ironia do destino morreu de COVID.
    Lamentavelmente, essa foi uma grande perda para Custódia.
    Quero registrar aqui que no início do ano, Venâncio esteve internado na “Casa de saúde de Dr. Zé Wilson” como sempre costumamos dizer, e na visita que ele fez ao apartamento que Venâncio se encontrava, nós o parabenizamos e Dra. Anne Lúcia também pelo cardápio, atendimento, higiene, organização e conforto proporcionado aos pacientes. Comentei com a família e alguns amigos que nem parecia que estávamos em hospital. Aproveito esse momento para destacar também o nome de duas excelentes enfermeiras: Lucivalda e Iolanda.
    Parabéns a todos que compõem a Mater Clínica! O querido doutor plantou a semente, regou e colheu bons frutos. Almejo que esse legado continue sendo preservado e para REFLEXÃO dos funcionários, administrador e familiares deixarei a frase de Ayrton Senna: “Eu sou parte de uma equipe, então quando venço, não sou eu apenas quem vence de certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”. Dr. ZÉ WILSON PRESENTE!

    Sinceramente, Luciene Pinto, Venâncio e filhos.
    Postagem do dia 25/08/2021.
    Custódia-PE.

    ResponderExcluir