30 agosto, 2021

O Dr. José Wilson Figueiredo - por Jorge Remígio



Zé Wilson na Custocada (1978)


Conheci Zé Wilson em Recife no ano de 1973, quando tinha dezoito anos e estávamos no ensino médio. O seu primo, Rui Rezende, me levou certa noite até o apartamento onde os primos, vindos da cidade de Ouricuri para estudar, residiam. Não me recordo bem, mas, provavelmente na Ilha do Leite.

Conheci alguns de seus familiares, e o irmão Luiz Figueiredo que já cursava medicina. Luiz
tinha um apelido de casa de estudante que posteriormente tive a intimidade também de chamá-lo “Luiz Vaqueiro”.

Zé Wilson aos poucos foi se entrosando com a turma de Custódia, que residia principalmente em casas de estudante, e passou a frequentar festas, carnavais e dedicar alguns dias das suas férias colegiais a sua cidade natal, a nossa querida Custódia. A TURMA, era assim que nos denominávamos como grupo de amigos, fiéis, principalmente aos encontros etílicos.

Zé Wilson tinha muitos familiares, tanto do lado paterno quanto materno na nossa cidade, mas, devido ao êxodo da família, ainda pequeno criou raízes junto com os irmãos na cidade de Ouricuri no alto sertão pernambucano. Nascemos no mesmo ano de 1954, sendo ele de fevereiro e eu do mês de outubro.


Custocada durante Carnaval de 1978, em frente ao antigo Cazarão,
na Rua Luiz Epaminondas, registro de Quinca Fotografo.

 
Claro que isso é um mero detalhe, o mais importante é que ele sempre teve muita empatia com todos, já revelando um caráter de pessoa de boa índole. Zé Wilson não esqueceu a cidade de Ouricuri que acolheu tão bem a sua família, mas passou a dividir esse amor com a sua cidade natal. É como se tivesse agora duas “pátrias”. Tanto que, quando concluiu o curso de medicina no ano de 1980, veio fixar moradia e exercer a sua profissão em nossa cidade, no caso, dele também. Logo se destacou como um excelente profissional e uma pessoa de valores humanitários inquestionáveis, fidedigno ao juramento de Hipócrates, o que elevou ainda mais a estima que sempre tive por ele.



Acolheu muitas pessoas humildes em momentos de aflição e desespero com a sua humildade e abnegação espontânea, foi sem dúvida um médico do povo. Quando foi acometido por esse vírus letal, com um quadro que inspirava cuidados, momentos antes de ser entubado não esqueceu os seus pacientes, recomendando para familiares da área médica que o acompanhavam, procedimentos que deveriam tomar junto a eles.

O seu irmão Luiz Figueiredo, também foi infectado pelo covid 19. Não sucumbiu a doença, porém, perdeu um filho, uma enteada e a esposa para esse famigerado vírus.


Foto: Internet
Um retrato fiel de Zé Wilson, como ser humano e profissional;

No início da noite do dia 21 de agosto, em um sábado chuvoso, tomei conhecimento da indesejada notícia, o amigo Zé Wilson não resistiu, havia falecido. Foi um momento de consternação.

Perdi um amigo, familiares perderam um ente querido, e Custódia perdeu um grande médico. Porém, fiquei a meditar: as pessoas boas, humanistas, que fazem o bem, iluminadas, que servem ao próximo, elas não morrem, elas se encantam. O meu amigo fez da profissão um sacerdócio.

Então, o Dr. José Wilson Figueiredo não morreu, ele encantou-se.


Jorge Remígio
Recife, agosto de 2021.



6 comentários:

  1. Belíssima homenagem ao nosso querido Dr.José Wilson!Parabéns Jorge Remígio!

    ResponderExcluir
  2. Nos idos do ano 2020, auge da Pandemia, conversamos bastante eu e o Dr. Ze Wilson. Era desejo dele, no início do ano entra te - 2021 - vir dar uma descansada aqui em Ilheus e conhecer os mistérios e encantos da Terra da Gabriela. Seria seu anfitrião com muito prazer. Convenci o Dr Ze a esperar um pouco, até a pandemia dar "um refresco " Ele concordou e trocou Ilheus por Triunfo. Dr. Ze partiu antes do combinado, privando-me do prazer em recepciona-lo. Não nos conheciamos pessoalmente.Mas depois da nossa conversa era como se amigos fossemos de longa data. Coisas do imponderável.

    ResponderExcluir
  3. Emocionada com essa homenagem feita a Tio Zé Wilson! Ainda estamos sem acreditar que ele não está mais aqui. Mas cumpriu uma linda missão aqui na terra. 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  4. Só mesmo gratidão por termos a oportunidade de ter feito parte dessa convivência, meu cunhado,sempre dizia que me amava. Hoje intercede por nós lá no ceu. Obrigada por falar tão bem do nosso Zé Wilson

    ResponderExcluir
  5. Eu sou muito grata a doutou ze wilson por ter participado de 3 partos meus aonde meus 3 filhos veio ao mundo por suas maravilhosasa maos obrigada doutor o senhor deixou no coracao dos custodienses uma saudade inorme agora sei que os bons nao morrem brilhao saudades

    ResponderExcluir