13 agosto, 2021

Estudantes da Escola General Joaquim Inácio no Livro Cem Poetas [2013]



A antológica coletânea Cem Poetas Sem Livros - Inéditos foi lançada pelo Movimento Lítera PE, reunindo 100 poemas da autoria de igual número de poetas e poetisas. A edição do livro é assinada pelo jornalista e poeta Cristiano Jerônimo (que acumula a coordenação, edição, designer, diagramação e produção ao lado da jornalista Meri Rezende). 

A impressão teve incentivo da CCS Gráfica e Editora, sensibilizada com a natureza do projeto. Tem o apoio cultural da Fundaj (Diretoria de Cultura) e co-patrocínio do Instituto Maximiano Campos (IMC).

Pela primeira vez na literatura de Pernambuco se reúnem, em livro, 100 poetas e poetisas que produzem há poucos anos ou há várias décadas, mas que nunca editaram um livro sequer. Ou porque não sabiam como, ou porque, ao saber, não tinham como produzir e custear as despesas gráficas e de lançamento. O Movimento Litera PE acredita no estímulo à escrita com repercussões na promoção à leitura. Por isso um livro-retrato do que se escreve atualmente, em termos de poesias, no nosso Estado. Algo de excelente qualidade que pode ser trabalhado na rede de ensino, em tom de contemporaneidade e interação entre autores, alunos e professores, além da comunidade extra-escolar.

É muito rico. Se brincar, vamos fazer o volume dois, com cem outros inéditos, além de outra centena de publicados, entre independentes e consagrados. A matéria-prima é vasta em nosso estado. Só faltam alguns ajustes e uns bons empurrões para a frente”, brinca Cristiano Jerônimo.

Mais de 120 autores(as) se inscreveram, com cinco poemas cada um, para participar da antologia. O Conselho Editorial – formado por Cida Pedrosa, poetisa e editora do www.interpoetica.com; a psicóloga, poetisa e jornalista Lourdes Coelho; o radialista e escritor Fernando Farias; e o jornalista e poeta Cristiano Jerônimo – ficou a cargo de selecionar os 100 participantes. O acadêmico pernambucano e advogado Antônio Campos, através do IMC, apadrinhou o projeto num gesto de compromisso também com a nova produção literária.

Ps. do escritor Cristiano Jerônimo

“Segue abaixo, a newsletter do lançamento do livro Cem poetas Sem livros, que conta com duas poetisas custodienses, alunas do Colégio Estadual General Joaquim Inácio: Daniela Bezerra e Joyce Amaral. 

Parabéns às duas e à escola."
 

 

Um comentário:

  1. Gostaria imensamente de poder participar. Tenho alguns versos.

    ResponderExcluir