28 fevereiro, 2023

Artista Plástico Adenilton



Perfil:

O ARTISTA ADENILTON: José Adenilton de Lima nascido na cidade de Betânia-PE, em 24 de outubro de l962, é o quinto dos seis filhos de Júlia Izabel do Nascimento e Manoel Pereira Filho (Neinha). Sua mãe, dona-de-casa. Seu pai, agricultor e pequeno comerciante que faleceu de tuberculose deixando a viúva com quatro filhos para criar: Jaílson, 10 anos, Eugênia, 3, Adenilton, 2, e Genice, 1 ano de idade (os outros dois haviam falecido ainda criança). 

Foram tempos difíceis, porém, com grande esforço sua mãe os colocou e os manteve na escola (pública). José Adenilton, desde criança já mostrou habilidade para o desenho em seus trabalhos escolares. Aos 7 anos ganhou um copinho de plástico de sua professora, D. Chiquinha, por desenhar um campo de futebol com os 22 jogadores, onde já esboçava algum conhecimento sobre perspectiva e movimento. Aos 11, passou a restaurar as imagens sacras da Igreja Matriz de São Lázaro em Betânia-PE, onde trabalhava como sacristão, orientado pelo padre alemão José Maria Shumitz. 

Em 1981 mudou-se para Custódia-PE, onde trabalhou como letrista destacando-se pela sua criatividade e habilidade para desenhos de grandes proporções. Cursou Licenciatura em Letras (Português/Inglês) na Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde-PE. Casou-se com Leni Rodrigues com quem tem dois filhos: Janilton R. Lima e Janailton R. Lima. Mudou-se com a família para Caruaru-PE, terra do Mestre Vitalino e maior centro de artes figurativas da América Latina. Matriculando-se em curso de pintura, surpreendeu seu instrutor que logo o convidou para participar do "Projeto Artes nas Praças" organizado pela prefeitura local que estava reunindo alguns artistas para pintar painéis interativos com crianças carentes nos bairros da cidade a fim de incentivar esse público às artes visuais. Seu desempenho foi imediatamente reconhecido pela Fundação de Cultura de Caruaru-PE que encomendou o painel ilustrativo "Bigode dá Nó em Cocó" (atualmente exposto na Casa de Cultura José Condé em Caruaru) para decorar as festas juninas, além de adquirir vários outros trabalhos do artista, inclusive um relevo em cimento retratando o cangaceiro Lampião. 


Participou de várias exposições coletivas de artes plásticas. Suas obras, adquiridas por turistas de diversas regiões do Brasil, têm como pano de fundo a aridez da caatinga destacando cenas do cotidiano do homem sertanejo em seu árduo trabalho e sua exacerbada religiosidade. Em contraponto, retrata também a cultura festiva do povo caruaruense com seus forrós pés-de-serra, sua feira-livre, seus bacamarteiros, entre outros. É professor efetivo da rede pública estadual de ensino. Foi instrutor de serigrafia do Senai e Senac/Caruaru. Trabalhou com sinalização comercial (Criart Placas). 

É músico e vocalista (Adenilton Voz & Violão). 

Nas artes visuais desenvolve relevos, esculturas, xilogravuras, serigrafia, talhas em madeira, etc. Atualmente encontra-se implementando um centro cultural, O Parque das Lendas, em sua terra natal que contará com trilhas povoadas de esculturas de temática folclórico-educativa, religiosa e histórica, concretizando assim, com seu estilo próprio, sua Obra, sua Arte.



2 comentários:

  1. Valeu, blza, belo trabalho, parabéns, zé adenilton. Quadro maravilha, tudo de bom. Ficou uma pintura teu quadro.

    Prof. Venâncio Izidro de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo de juventude , José Adenilton, um artista especial e tem uma voz linda , lembro das madrugadas em Custódia ouvindo sua voz em serenatas nas calçadas com os amigos

    ResponderExcluir