13 fevereiro, 2023

Janúncio Custódia - Biografia & Discografia


Oi pessoal, aqui quem fala é o forrozeiro ‘Janúncio de Custódia’. Cantor e compositor, nascido no sertão do Moxotó, na cidade de Custódia, no sertão pernambucano. Desde muito cedo venho batalhando por aí e mostrando meu trabalho como compositor e intérprete. Desde criança já tinha o dom pela música regional nordestina, cresci ouvindo e cantando as canções do velho “Lula Gonzaga“, “Jackson do Pandeiro“, “Trio Nordestino“, entre outros. Quando atingi meus 16 anos de idade, fui convidado à cantar em uma banda, tornando-me vocalista de várias bandas do nordeste, onde aprendi a gostar também do forró estilizado. Porém, sem perder a fidelidade pela música de raiz (forró pé-de-serra).


Janúncio de Custódia – Novidade no Forró (1º CD)

Esse é seu primeiro CD, chamado “Novidade no Forró“, lançado no mercado em 2000 . Foi a primeira vitória da grande batalha que continuo travando por esse “mundão de Deus”. Esse cd contém 14 faixas, destacando-se a faixa 1 – “esse alguém sou eu”- a qual mais tarde seria regravada pelo cantor de brega ‘Aroldinho do Recife‘ e também por ‘André Viana’, e interpretada por artistas e bandas nacionalmente conhecidas como: Calcinha Preta, Banda Aquários, Magnificos, Forrozão Arizona, Forró Moral, Kelvins Duran, Betão, Forró Kentão e Cicinho do Acordeon e muitos outros. Ja temos outras músicas deste mesmo trabalho que vem se destacando em todo país como: Meu Anjo, Sai de Mim,Meu vaqueiro, Teu Ciúme.

1. Esse Alguém Sou Eu (Janúncio Custódia)
2. Eu Quero Te Amar (you are my love – Roger Scott Graig/ Willian Kinsley) (Versão - Janúncio Custódia)
3. O Vaqueiro E O Boi (Janúncio Custódia)
4. Vontade De Te Amar (Janúncio Custódia)
5. Vaqueiro Afamado (Janúncio Custódia)
6. Meu Anjo (Janúncio Custódia)
7. Chega De Saudades (Janúncio Custódia)
8. Teu Ciúme (Janúncio Custódia)
9. Sai De Mim (Janúncio Custódia)
10. Orgulho Nordestino (Janúncio Custódia)
11. Doidim Por Ela (Janúncio Custódia)
12. Rei Da Estrada (Janúncio Custódia)
13. Cachaça Neu (Rui Grudi – Itagiba Marcolino)
14. Meu Vaqueiro (Janúncio Custódia)


Janúncio Custódia – Xote e Forró Pé-de-Serra (2º CD)

No meu segundo trabalho, encontrei um grande problema chamado ‘produção independente’, onde a maioria dos artistas sofrem, principalmente os nordestinos. Até porque a maioria vem da inclusão social e precisam de patrocínio de empresas e amigos para que possam expor seu potencial artístico. Mas, tive bastante sorte, por Deus colocar no meu caminho musical, um amigo-irmão, artista, instrumentista, produtor musical chamado ‘Cicinho do Acordeon’. Um cara que considero o meu grande mestre. Com ele aprendi muito e gravei, até hoje, o meu 1º, 2º e 3º cd’s. Daí comecei a definir realmente meu estilo musical, o forró pé-de-serra, conhecendo grandes compositores e artistas, e passando a fazer parte dos grandes encontros musicais no norte-nordeste. Sempre procurei diversificar, mudar sempre pra melhor. Conseguimos destacar nesse segundo trabalho, músicas como: “Saudades do Moxotó“, “Vaqueiro Apaixonado“, “São João, Fogueira e Forró“, passando assim a convivermos com a mídia local e regional.

1. Carente De Amor (Zé Caboclo)
2. No Caminho Da Solidão (Edmilson Silva)
3. Saudades Do Moxotó (Severo Paulino/Janúncio Custódia – Ed.Sonocom)
4. Amor Gostoso (Janúncio Custódia – Ed. Sonocom)
5. Ave Sem Ninho (Janúncio Custódia – Ed. Sonocom)
6. Mandacaru (Janúncio Custódia – Ed. Sonocom)
7. Vem Conhecer Meu Sertão (Severo Paulino)
8.Aconchego Danado (Severo Paulino)
9. São João, Fogueira e Forró (Janúncio Custódia – Ed. Sonocom)
10. Miragem (Vanildo de Pombos)
11. Sanfoneiro Puxa O Fole (Janúncio Custódia)
12. É Bode, É Bode (Janúncio Custódia)
13. Festa Do Boi (Severo Paulino)
14. Vaqueiro Apaixonado (Janúncio Custódia – Ed. Sonocom)


Janúncio de Custódia – vaquejada e forró pé-de-serra (3º CD)

Este terceiro trabalho não foi diferente dos demais. Exigiu bastante de todos nós, depois de todo trabalho de estúdio pronto. Tivemos que procurar novamente os amigos patrocinadores. Graças à Deus conseguimos e, hoje (fim de 2007), já vendemos em torno de 8 mil cópias na produção independente. Pra nós uma vitória, sem dúvida. Consegui parceria com grandes compositores, como ‘Anchieta D’ali’, ‘Junior Vieira’, ‘Xico Bizerra’, ‘Flávio Leandro’, ‘Genivaldo Soares’, ‘Betão‘, entre outros. Porém, a dificuldade segundo meu amigo radialista ‘Ivan Ferraz’ é justamente a divulgação de um trabalho; até porque gravar é fácil.

Mais uma vez tenho Deus olhando por mim. Consegui que meu disco fosse distribuído por todo o nordeste através da ‘Polydisc‘ e da ‘Aky Vídeo’. Hoje pode-se encontrar meus discos em todas as lojas, shoppings e até em camelôs. As músicas de destaque deste trabalho são: “Se Tu Quiser” , “Percorrendo O Nordeste“, “Mulher De Short Apertado“, “A Natureza Das Coisas“, “Saudade Derradeira“, “Que Esse Amor Seja Você“, “Anjo Da Guarda“. Na verdade, só tenho a agradecer a todos que, direta ou indiretamente, nos ajudam em toda essa busca; às casas de shows e cidades com seus eventos em todo o nordeste, muito obrigado, e que Deus nos conceda o volume 4.

1. Vaqueiro Abandonado (Betão)
2. Do Tamanho da Paixão (Janúncio de Custódia)
3. Se Tu Quiser (Xico Bizerra)
4. Percorrendo o Nordeste (Zezinho de Garanhuns)
5. A Natureza das Coisas (Accioly Neto/ED. LALU)
6. Que Esse Amor Seja Você (Janúncio de Custódia)
7. Vem Ficar Comigo (Janúncio de Custódia)
8. Saudades de um Rei (Rodrigo Patriota)
9. Caco de Amor (Júnior Vieira)
10. Anjo da Guarda (Flávio Leandro)
11. Estradar (Anchieta Dali)
12. Saudade Derradeira (Janúncio de Custódia)
13. Tangendo a Dor (Xico Bizerra)
14. Mulher de Short Apertado (Genivaldo Soares)
15. Forró em Betânia-PE (Cicinho do Acordeon – instrumental)
16. Estou de Passagem (Mazinho)
 

Janúncio de Custódia - Pra Dançar Forró Vol. IV

 


PRA DANÇAR FORRÓ Volume 4, foi gravado ao vivo no Clube Internacional do Recife. A banda que acompanha o música, é a mesma de discos anteriores: FORRÓ MEGAXOTE.

PRA DANÇAR FORRÓ foi produzido por Cicinho do Acordeon, por Janúncio e gravado e mixado por Carlos Wagner. A direção musical é assinada Mazinho de Arcoverde e por Janúncio.

A banda que o acompanha é composta por:

Acordeon: Cicinho do Acordeon/ Netinho de Custódia e Zé Caboclo
Bateria: Nenen/ Péricles
Guitarra: Fofão
Zabumba: Nenem (Alexandro)
Baixo: Fofão
Backing Vocal: Nenem/ Valquíria e Filipe Mariano
Percussão: Thiago Siqueira


Em PRA DANÇAR FORRÓ, as composições são assinadas por Janúncio em sua maioria, uma versão para o clássico SOBRADINHO da dupla SÁ & GUARABIRA, uma composição do poeta FLÁVIA LEANDRO e uma de DORGIVAL DANTAS.

Os compositores custodienses: AMADEILSON NERYS e EDERALDO LEMOS marcam presença em uma faixa cada um. A cidade foi citada em duas músicas, foram elas: CUSTÓDIA MEU BERÇO  e FORRÓ EM CUSTÓDIA. Confiram abaixo os créditos de todas as faixas:


01. TUDO FOI TÃO BOM (Janúncio Custódia)
02. O TEU ABRIGO (Flávio Leandro)
03. QUEM AMA CUIDA (Zezito Doceiro)
04. É O FIM DA LINHA (Amadeilson Nerys)
05. ESSE ALGUÉM SOU EU (Janúncio Custódia)
06. DESTÁ (Dorgival Dantas)
07. PRA NÓS DOIS (Ilmar Cavalcante)
08. SOBRADINHO (Sá/Guarabira)
09. LUA MENINA (Diego Alencar/Chik)
10. SALÃO REBOCADO (Janúncio Custódia)
11. CUSTÓDIA MEU BERÇO (Zezito Doceiro)
12. BENÇA MÃE, BENÇA PADRINHO (Janúncio Custódia)
13. LIGUE O RÁDIO (Ederaldo Lemos)
14. FORRÓ BOM BOM (Janúncio Custódia)
15. PRA DANÇAR FORRÓ (Janúncio Custódia)
16. FORRÓ EM CUSTÓDIA (Cicinho do Acordeon)
17. NA CRISTA DA ONDA NAVEGO (Roberto Lins)
18. VAQUEIRO BACANA (Janúnicio/Mazinho de Arcoverde)
19. O CAVALO E O VAQUEIRO (Janúncio Custódia)
20. SÃO  JOÃO EM SÃO MIGUEL (Janúncio Custódia)
21. FESTA NO ARRAIÁ (Janúncio Custódia)
22. VIVA SÃO JOÃO (Janúncio Custódia)

CONTATO PARA SHOW:

(81) 98817-1187/99614-9820
E-mail: janunciodecustodia@gmail.com

Um comentário:

  1. Obrigado ao Blog Terra Querida! Na pessoa do Paulo Peterson, Sem blog Custódia não vive, Os filhos que vivem fora da cidade, pode acompanhar todos os passos da terrinha.

    ResponderExcluir