03 fevereiro, 2023

Brasão Paróquia de São José

 


Em Janeiro de 2023, preparando-se para os 95 anos de criação da Paróquia de São José de Custódia, foi elaborado o novo e oficial Brasão obedecendo às características da heráldica brasileira e eclesiástica.

CONHECENDO NOSSO BRASÃO:

Em nosso brasão paroquial, figuram três elementos da Heráldica Eclesiástica, são eles: a Cruz (chamada cruz hastil), o escudo e o listel (que é a faixa que circunda o Brasão).

A CRUZ HASTIL: Lembra a Cruz processional. O seguimento a Jesus Cristo é que direciona e guia a Paróquia, CRISTO farol de nossa fé! Na Cruz, a Salvação! Feita em ouro, quer simbolizar a realeza e o poder de Cristo.

O ESCUDO: Encontra-se dividido formando três partes, que simbolizam o mistério da Santíssima Trindade.

ZONA SUPERIOR ESQUERDA: o dourado nos revela e recorda a presença do Senhor e manifestação de sua glória. Nele repousam o lírio, símbolo de nosso virtuoso e justo padroeiro São José, também a trena atribuída a seu serviço de carpinteiro e na flamula a frase “Ide a José”.

ZONA SUPERIOR DIREITA: em campo de azul límpido como o céu ensolarado do sertão, repousa um sol/ostensório ou custódia eucarística de onde também deriva o nome de nosso município. Sol que irradia a graça do Senhor ("IHS" - o monograma que significa "Jesus, dos homens o Salvador". Este é também o brasão dos padres Jesuítas, inserindo-o em nosso brasão paroquial fazemos um resgate histórico onde segundo uma das tradições o nome do município foi dado por dois padres jesuítas, que fugindo a perseguições demoram-se alguns meses no lugarejo encontrando aqui Custódia, ou seja proteção. Ergueram uma capela dedicada a São José e de comum acordo com os habitantes, deram-lhe o nome de Custódia também prestando, homenagem a Dona Custódia, uma senhora que se instalara no local e que de bom grado acolhia a todos.

ZONA INFERIOR: a paisagem inserida, assim como no próprio brasão municipal, remete aos primórdios da região tida como TERRA DE PASSAGEM. Nesta localizava-se a Fazenda Santa Cruz que teve sua povoação iniciada em meados do século XVIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário