04 fevereiro, 2023

Biografia: Elpídio Pires


Elpídio Pires nasceu em Iguaracy-PE, mas era foi um custodiense em virtude do que representou em vida para a cidade. Veio morar em Custódia com seu tio Zuzu Pires, na época uma grande liderança política.

I
niciou suas atividades comerciais quando ainda muito jovem, atuando no ramo de farmácia, tendo recebido da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco o Título de Prático de Farmácia, que significava muito, tendo em vista a carência de profissionais de saúde naquela época, isto em maio de 1957.

O Título de 1º Substituto Preparador de Juiz de Direito da Comarca de Custódia, recebido da Justiça de Pernambuco, em 22 de março de 1947 comprovara a sua capacidade de conciliar e servir ao próximo com justiça e amor.

Todavia, foi a população custodiense quem lhe conferiu o título mais importante, o de Vereador, conforme Diploma expedido pela Justiça Eleitoral em 10 de novembro de 1955. Naquela eleição, foi apurado um total de 3.351 votos, dos quais 130 votos garantiram a eleição de Elpídio Pires para a Câmara de Vereadores.

Elpídio Pires era casado com Alzira de Souza Pires, filha de Samuel Carneiro, com quem teve cinco filhos.

Em seu estabelecimento tinha balança de precisão, pipetas e matéria prima para preparação de alguns medicamentos. Numa época que não havia seringa e nem agulhas descartáveis, era tudo esterilizados em água fervente e reutilizados em seguida. Os medicamentos vendidos pelos laboratórios não tinham data de vencimento, mas não se teve conhecimento de problemas de infecção ou de óbitos causados pela ingestão desses medicamentos. Numa época em que não havia hospital em nosso município e nem médicos, exceção quando Antonio do Posto, que apesar de não possuir conhecimento e qualificação científica, fazia pequenas intervenções cirúrgicas em sua farmácia.

Sua contribuição para a cidade de Custódia foi política, social, econômica, moral e eticamente, ajudando para o progresso continuo da cidade em outros tempos. Deixou sua terra natal há cerca de 50 anos atrás, forçado pelas circunstâncias da guerra imposta pela política da época, reconstruindo a vida de sua família em terras bem distante, na cidade de Cárceres, Estado de Mato Grosso, onde concluiu os estudos dos filhos, dando inicio a uma nova história, de paz, alegrias, amizades e sucessos, sem jamais esquecer os familiares e amigos aqui deixados.

Em 2011, a Câmara de Vereadores aprovou Projeto de Lei encaminhado pelo Vereador Gilberto  Nunes Valeriano, homenageando o ex-Vereador Elpídio Pires Ferreira, mais conhecido por Elpídio Pires, batizando com seu nome, uma praça recém construída no Bairro Mandacaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário