28 junho, 2022

Joaquim Pereira da Silva - Por Jussara Burgos


Comentário Jussara Burgos no texto: Traços e Retraços: Família Pereira

O senhor Esperidião de Sá, avó de Zita Queiroz em visita ao sítio do meu bisavô José Pereira, se deparou com um menino de quatorze, inteligente e analfabeto. Ele ficou comovido e fez uma proposta: “Compadre, esse menino está se perdendo aqui na roça, permita que ele vá para cidade para ser alfabetizado.” O menino era Joaquim Pereira da Silva

O mesmo aprendeu a ler e ficou deslumbrado com a literatura, formou uma biblioteca. Leu as obras (completas) de Machado de Assis, José de Alencar, Humberto de Campos, Victor Hugo, A.J. Cronin e outros. Lia dicionários, Atlas, enciclopédias, revistas, jornais, enfim tudo que estava a seu alcance. Tornou-se auto didata e por ter conseguido acumular tanto conhecimento ficou vaidoso. Gostava de mostrar que mesmo sem ter frequentado escola ele era um homem culto. 

Após a morte do meu avô dia 25 de Julho de 1972, dona Corina Pereira, sua esposa, distribuiu as coleções de livros. Meu tio Pedro Pereira Sobrinho ficou com algumas delas e eu fui agraciada com a de A.J, Cronin que está aqui na minha estante. Meu avô me ensinou os estados e suas respectivas capitais. Muito pequena ainda, dia de feira me sentava no balcão da farmácia e me arguia na frente de uma platéia de matutos. Era um sucesso. 

Outra coisa que lembro é que ele enfatizava a necessidade da pessoa aprender prefixos gregos e latinos para compreender melhor as palavras. Recordo de sua voz dizendo: 

“Hidro é água, toda palavra que começa com hidro está ligada a água. Exemplos: Hidrografia, hidrofobia etc...”

Grata, doutor, pelas belas palavras ditas sobre meu saudoso avô.

5 comentários:

  1. Joaquim Pereira da Silva Neto23 de maio de 2012 às 13:08

    Jussara! Parabéns pelo excelente comentário! Historicamente fidedigno, vez que você teve o privilégio de conhecer nosso avô. Tenho obrigação de dizer também do excelente emprego dos adjetivos usados, dentro do abalisado contexto narrado por você. Fico feliz pelas suas palvaras. Gostaria de poder ter o prazer de poder dizê-las dessa forma! Agradeço!

    Do seu primo...
    Joaquim Pereira da Silva Neto

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Joaquim lamento você não ter conhecido nosso avô. Tem muito a ser dito sobre ele. Ele era um homem a frente do tempo em que viveu.
    Tio Pedrinho me contou que na sua adolescência teve uma fase de sentir ciúmes de Arnaldo. Como você deve saber Arnaldo foi criado por nossos avôs. Nosso tio antes do nascimento de Arnaldo era o centro das atenções da casa, por ser caçula recebia os paparicos da mãe, de Batinha e das irmãs. Quando nosso avô percebeu o comportamento do filho, teve uma atitude de grande sabedoria, lhe entregou o romance “Os Miseráveis” de Victor Hugo que trata da relação entre avós e netos. Nessa época tio Pedrinho estava de férias então ele passava a manhã lendo e na hora do almoço quando a família estava sentada à mesa, nosso avô perguntava: ”Pedro o que você leu hoje? “Ele ouvia e depois fazia suas apreciações sobre o que era dito. Tio Pedrinho comentava que nosso avô além de muito inteligente tinha uma memória privilegiada, sabia na integra o conteúdo do livro e contextualiza.
    Lembro-me também que nos períodos de secas a cidade era invadida pelos moradores na zona rural para saquearem os comerciantes. Nosso avô compra a produção inteira da padaria do Sr. Durval e depois distribuía pães para os flagelados.
    Batinha com sua simplicidade falava: Eu só aprendi coisas boas com compadre Joaquim.
    Agradeço a Deus ter esse referencial na minha vida. Tanto que já casei duas vezes e fiz absoluta questão de conserva o sobrenome Pereira. É tributo a esse grande homem, Joaquim Pereira da Silva. Sinta-se honrado, meu querido, você tem o privilegio de ter nome completo.

    ResponderExcluir
  3. Pouco comento nas postagens do blog. Lendo comentário dos primos: Jussara e Joaquim, só me deu vontade de soltar um forte "Eu sou filho de Pedro Pereira, Neto de Seu Joaquim Pereira, e primo de Jussara e Joaquim e tantos outros que tb merecem citação. Não tem preço ler e saber o que este blog tem proporcionado aos pessoas, à cidade e a minha pessoa. Grato à todos que colaboram com este site. Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. E na minha estante, em lugar de DESTAQUE, tem os 44 volumes,obra completa do Grande Victor Hugo, me presenteado do Mãe Corina

    ResponderExcluir
  5. "O meu tio Joaquim Pereira da Silva , foi um Pioneiro em Custódia em muitas coisas, construiu o primeiro prédio com um primeiro andar, primeira geladeira na cidade, panela de pressão e até seu lugar no cemitério em terra,pois o caixão ele deixou para as pessoas que não podiam comprar. Ele sentiu a necessidade de comprar uma geladeira porque perdeu uma filha, Clarissa, com difteria. Com a geladeira ele armazenava vacinas para que nenhuma criança tivesse o mesmo destino da sua menina. O mais lindo .....saiu de casa até o cemitério ouvindo Raios de Sol.... Ser humano Fantástico....dava com uma mão para que a outra não visse !Agradar todo mundo nem Jesus Cristo . !!!!!!"

    Eunice Patriota

    ResponderExcluir