29 junho, 2022

Biografia - Arthur do Amaral Padilha



Filho de João de Freitas Padilha Calumby e Isabel Francelina do Amaral Padilha, nasceu no dia 09 de setembro de 1892 em Afogados da Ingazeira. Desde de pequeno demonstrou ser uma pessoa muito séria, responsável e de admirável inteligência.

Tinha uma personalidade marcante, característica dos membros de sua família, além de ser um homem de fácil relacionamento, sensível e muito educado.

Adulto, revelou-se um grande administrador, com considerável tirocínio para o comércio e extremada admiração pelos pobres. Na década de 30, quando uma grande seca assolou o nordeste, Arthur deu uma grande assistência aos flagelados que passava na porta de sua casa ou que se amontoavam pelas praças do centro de Custódia-PE.

Foi considerado um dos grandes comerciantes de tecidos, com estabelecimento comercial nas cidades de Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Custódia.

Jamais, entretanto, encontrou sua alma gêmea, permanecendo, assim, solteiro.

Morou durante muito tempo na atual Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, n° 145, em Afogados da Ingazeira.

Num sábado ensolarado, no dia 1 de abril de 1933, Arthur Padilha sentiu uma forte dor de cabeça. Levado às pressas para a cidade de Rio Branco (Arcoverde). Lamentavelmente não foi possível controlar o aneurisma que o atormentava. Faleceu nesse mesmo dia, aos 41 anos de idade. (Por Milton Oliveira – fragmentos)

Publicado originalmente no site: Afogados da Ingazeira - ontem e hoje.

Um comentário:

  1. Arthur do Amaral Padilha era padrinho de Estacio Siqueira Amaral, Custódia PE. Ao visitar os filhos em Brasília, encontrou no Blog Custódia a biografia do mesmo. Quando ele faleceu, eu tinha 3 anos de idade. Faz 79 anos do falecimento do meu padrinho. (Conheci meu padrinho atravez do Blog Custódia).
    Estacio Siqueira, Brasília DF

    ResponderExcluir