28 junho, 2022

Significado do Ostensório ou Custódia



Ostensório ou custódia, é uma peça de ourivesaria usada em atos de culto da Igreja Católica Romana para expor solenemente a hóstia consagrada sobre o altar ou para a transportar solenemente em procissão. A sua utilização é uma manifestação artística do dogma católico da transubstanciação da hóstia consagrada no corpo de Cristo e da consequente veneração que é lhe devida como presença real de Deus.

As custódias são usadas principalmente durante a exposição permanente do Santíssimo ou  nas Procissões do Santíssimo, comuns nos países de maioria católica.

A custódia é em geral composta por um corpo principal, geralmente ricamente adornado com motivos de ourivesaria, em geral feito de prata dourada ou de ouro, com um centro transparente, de cristal, onde é exposta a hóstia consagrada. Algumas custódias são reputadas obras de arte, muito afamadas, como é o caso da célebre Custódia de Belém, atribuída a Gil Vicente.

Conta-se que Santa Clara de Assis enfrentou um grupo de muçulmanos que pretendia invadir o convento onde se encontrava apenas com uma custódia. No evento, os “infiéis” teriam sucumbido perante a hóstia consagrada.

Fonte: Wikipedia

Obs. A bandeira de Custódia, tem o Ostensório em sua parte superior. Vez ou outra é confundido com um SOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário