14 junho, 2023

Trio do Nordeste é de Custódia




Ao longo dos mais de 20 anos de forró o Trio do Nordeste, cultuou os ideais do mestre Luiz Gonzaga, enaltecendo a figura do nordestino na formação original de sanfona, zabumba e triângulo, bem como em sua indumentária.

Nascidos em Custódia/PE, os irmãos Sinésio e Cleofas e o sobrinho Adeilson, também pernambucano, apresentam-se sempre caracterizados, tocando um vasto repertório advindo das terras áridas do sertão nordestino.
 
Em julho de 2020, faleceu Sinézio Cordeiro de Araújo, vice-presidente da Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal (Asforró) e músico do Trio do Nordeste. O pernambucano que marcou o movimento da cultura nordestina em Brasília foi vítima de uma parada cardíaca.

“O Sinézio tem uma história firme em Brasília com a bandeira da cultura nordestina. Ele foi um artista popular que alcançou um reconhecimento muito grande no DF e nunca perdeu a humildade. Pelo contrário, Sinézio carregava um espírito humano, de quem queria agregar e estava sempre somando, ajudando outros músicos, porque gostava de ver nosso forró brilhando”, contou o presidente da Asforró, Marques Célio Rodrigues, ao Correio Brasiliense.

Era Pai de dois filhos, se orgulhava de ter conseguido ver o garoto e a menina se formarem no ensino superior. A família sempre foi um dos pilares de Sinézio, que levava a paixão pela cultura nordestina para dentro de casa. O filho Samuel Gomes, 24 anos, começou a tocar sanfona com 9 anos e também carrega os ensinamentos do pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário