19 junho, 2023

Arraiá rua Pedro Rodrigues de Melo e Quadrilha Matutos da Redenção resgatam São João


Quadrilha Matutos da Redenção
Ano I


Chegou a melhor época, os festejos juninos em nossa região. Há uma ligação e uma memória afetiva entre as festividades juninas e o povo nordestino. É um patrimônio cultural imaterial brasileiro, por reunir elementos de valores de referência à identidade, para celebração de origem essencialmente rural, em que familiares e amigos se reúnem para comemorar a colheita e a época das chuvas.

Graças a essa identidade e memória do povo nordestino, é mantida a tradição da comemoração, mesmo em menor escalar - comparando aos eventos, que geram renda, e entretenimento nas grandes cidades – são realizadas com encontro familiares e de vizinhos de uma determinada localidade.


Arraiá da Rua Pedro Rodrigues de Melo

 

Foi o que aconteceu no último final de semana em Custódia, especificamente no Bairro da Redenção. Durante dois dias, o Arraial na rua Pedro Rodrigues de Melo, fez um resgate do nosso São João, abrilhantado com apresentação da Quadrilha Matutos da Redenção.

O responsável por esse resgate, tem experiência de trabalhar com quadrilhas juninas há mais de 30 anos, se chama, Miguel Silva. A quadrilha MATUTOS DA REDENÇÃO teve a participação de jovens e idosos, cada participante fez a sua roupa como queria, foi formada por 40 integrantes, o requisito era ser do bairro. Mesma coisa para a ornamentação, cada morador ajudou, num clima muito familiar.


Moradores da rua Pedro Rodrigues de Melo

 

O resultado final foi alcançado, um resgate aos tradicionais festejos juninos, num clima tranquilo e de muita satisfação dos moradores da rua e do bairro. O apoio foi único e exclusivamente dos moradores e participantes. Todos felizes e agradecendo pelo evento. E olha que foi, apenas, o primeiro ano.

Para o organizador “Meu objetivo foi concluído aonde consegui resgatar o São João, com dois dias de evento, sem nenhuma briga ou discussão. Graças a Deus os moradores ficaram satisfeitos e já pensam no próximo ano” afirmou.

Texto: Paulo Peterson


FOTOS (Miguel Silva)

























 

8 comentários:

  1. Esse resgate da nossa cultura é excelente, estimula outros moradores a também viver essa festa em família, amigos e vizinhos.
    Essa comemoração dos santos, da colheita e das chuvas é linda !
    Parabéns aos organizadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏👏👏👏👏 gratidão é a palavra

      Excluir
  2. Parabéns, Miguel Silva e organizadores muito organizado, resgatou uma tradição muito bonita !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns nossa cidade merece bons eventos como esse faz parte da nossa cultura essa alegria de viver momentos como esses ,festa junina é maravilhoso, parabéns a todos os participantes e organizadores desse grande evento.

    ResponderExcluir
  4. Nosso arraiai foi muito bom

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Redenção e ao organizador linda quadrilha.👏👏👏👏

    ResponderExcluir