26 novembro, 2021

Ponto de Cultura Grupo de danças Luar do Sertão se apresenta hoje na Feira Literária de Serra Talhada (FLIST)

 


Unindo Literatura, Música, Dança, Cinema e Teatro, a FESTA LITERÁRIA DE SERRA TALHADA (FLIST) esta sendo realizada deste de terça feira (dia 23) e vai até hoje (dia 26), na Estação do Forró daquela cidade. Nesta quarta edição o evento buscou contemplar as expressões artísticas em torno de elementos culturais do Sertã de Pernambuco.

A literatura foi a base da produção, com nomes como o escritor serratalhadense Marcos Godoy, e artistas como o repentista Ivandildo Vila Nova. O evento foi realizado de forma presencial e virtual através dos sites Fundação Cabras de Lampião e da Prefeitura de Serra Talhada.

Durante o encontro, houve Palestras, mesas de diálogos, conferências, contações de histórias, lançamento de livros, além de apresentações com artistas local e nacional, como Jorge Filó, Vera Ferreira, Anildomá Willians, Ferreira Júnior, Sebastião Dias e Zé Carlos do Pajeú.

Contou ainda com shows de Assissão, As Severinas, Jéssica Caitano e Coco Trupé de Arcoverde. Grupos de danças como Filhos do Sol, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião. E durante o evento foi exibido filmes produzidos na região, com artistas e técnicos do Sertão.

Além de ser um ambiente para vivenciar arte, a FLIST abriu espaço para a cultura do livro, e da leitura, da Biblioteca, escutando em alguns momentos a sociedade e com entendidas envolvidas na área. Durante o evento, a organização espalhou obras literárias pela cidade para incentivo a leitura. Depois os livros serão entregues a Biblioteca Municipal.

Representando a Cultura Custodiense, o Ponto de Cultura Grupo de Danças Luar do Sertão se apresenta dia 26 (hoje), às 16h, na Estação do Forró em Serra Talhada. 

Segundo Ubira Queiroz, Diretora do Grupo de Danças, apresentação envolve ritmos onde mostra a musicalidade e a caracterização dos dançarinos tem ligação entre a música e interpretação corporal. Será mencionado nomes de autores e músicos, relacionados com a apresentação. Um repente misturado, que envolve coco e maracatu, mostrando também a história da feira de nossa região.

Uma novidade para esta apresentação, será a relação da dança popular com a dança contemporânea. Através da interpretação corporal, e música instrumental.

Ubira ainda informa que, espera com essa apresentação, se aproximar novamente ao publico mostrando a valorização do trabalho através da dança. Mostrando a identidade dos jovens integrantes do grupo, onde os mesmo apresentarão seus talentos, estudo e pesquisa.

Informação: Produção do evento
Informação sobre P.C.G. de Danças Luar do Sertão: Ubira Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário