28 novembro, 2021

Reportagem de sertaneja é reconhecida em Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo


Géssica Amorim
Comunicação - UFPE
Letras - FECLE - SP


A estudante de Jornalismo Géssica Amorim, 27 anos, foi uma das vencedoras do 26º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo (link: https://www.youtube.com/watch?v=_ytEmzGe99s). Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), no Recife, o certame é a principal premiação da categoria em Pernambuco.

Nesta quinta-feira (25), a estudante conquistou a distinção na categoria Estudante Texto com a reportagem “Francisca dos Santos, a última umbandista do Quilombo Teixeira”, publicada pela Marco Zero Conteúdo (https://marcozero.org/).

Radicada em Sítio dos Nunes, distrito de Flores, no Sertão do Pajeú, Géssica nasceu em Custódia. No município, ela também cursou parte do ensino básico na Escola de Referência do Ensino Médio José Pereira Burgos (a antiga Escola Polivalente). Neste trabalho premiado, a futura jornalista conta a história da agricultora aposentada Francisca Maria dos Santos, 71. Moradora do Quilombo do Teixeira, na zona rural do município de Betânia, ela vê o futuro de sua prática religiosa ameaçada pela onda neopentecostal que invade o povoado.






Nos últimos meses, Géssica Amorim tem visibilizado histórias da nossa região na Marco Zero Conteúdo, coletivo de mídia independente do Recife. Em sua conta pessoal no Instagram (http://instagram.com/gescamorim), ela revela ainda a paixão pela fotografia e o lugar que desde sempre entendeu como seu.  São objetos de uma iconografia bastante particular: imagens de santos populares, fachadas de casas, fotopinturas. Mas, também, o cotidiano de Sítio dos Nunes, de peladas e pegas-de-boi a personagens comuns à pequena vila.

Por Guto Moraes

Confira a reportagem premiada (https://marcozero.org/francisca-dos-santos-a-ultima-umbandista-do-quilombo-teixeira/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário