01 junho, 2013

Recuperação da palma forrageira em Custódia


A prefeitura de Custódia, com o apoio do Governo do Estado, através do IPA deflagrou uma grande campanha pela recuperação da palma forrageira, destruída pela praga da Cochonilha do Carmim, que foi trazida do México e disseminada na região do Moxotó e Pajeú, atualmente presente já em outros estados.

O prefeito Luiz Carlos, que também é criador e veterinário, juntamente com o vereador, Líder do governa na Câmara, Gilberto de Belchior, que também é criador e Engº Agrônomo acompanharam, hoje pela manhã, o trabalho de distribuição de raquetes, da variedade Orelha de Elefante, Mexicana, por ironia do destina, essa variedade de palma é originária do mesmo país que mandou a destruidora praga para a nossa região.

Com experiência na área de irrigação, o vereador Gilberto aconselha a cada agricultor a instalação de um mini sistema de irrigação, por gotejamento, para o cultivo dessa variedade de palma ou da palma miúda, que também é conhecida como palma doce. Não dá mais para se plantar palma como antigamente. Temos que cultivá-la como uma cultura nobre, com irrigação, tratos culturais, adubação, que pode ser orgânica, utilizando o próprio esterco de curral, de fácil aquisição pelo criador.

Precisamos formar bancos de sementes, para posterior distribuição com os agricultores, assegura Gilberto. Estou estudando, juntamente com o prefeito, Luiz Carlos, e inclusão no Orçamento da União, recursos para que o nosso município potencialize esse processo de recuperação da palma e consequentemente da pecuária, já a partir do próximo ano. O primeiro passo é fortalecer o nosso criador com relação a recuperação das nossas pastagens e introdução de tecnologia para melhorar a nossa produtividade, tendo a pequena irrigação como ferramenta indispensável.


O segundo passo será o melhoramento dos nossos rebanhos, com a introdução de raças especializadas na produção de leite ou de carne, seja através de financiamentos, seja através de doações, seja através de aquisições com recursos do próprio criador. O que não podemos mais é permanecer praticando os sistemas antigos, inseguros e improdutivos. Custódia será pioneira nessa batalha, até para honrar também as nossas profissões, me refiro a minha (Agrônomo) e a do prefeito (Veterinário).

Blog Vereador Gilberto de Belchior

Nenhum comentário:

Postar um comentário