31 outubro, 2021

História da Banda Mauro César - por Carlos Lopes


Comentário do colaborador e blogueiro custodiense CARLOS LOPES, 
sobre  BANDA MARCIAL MAURO CESAR:

A banda já existia, não lembro de ter um nome específico, apenas lembro que diziam: ¨A banda do ginásio Padre Leão¨. Aí, aconteceu o acidente automobilístico e morreu nosso companheiro de banda Mauro César. A banda foi então batizada em sua homenagem... 

Mauro Cesar tocava um tarol que era uma beleza, mesmo caso de Genildo Pereira, que também tocava tarol. Ou seja, Mauro César era membro da banda, filho de Expedito da Movelaria. Portanto nada mais justo que dar o nome dele a banda. A banda do Ginásio Padre Leão era pequena, ela cresceu justamente a partir da minha turma (eu, Genildo, Mauro Cesar). Antes eram poucos instrumentos, você pode conferir vendo fotos do seu tio Gilson, Jorge Remigio, etc. 

Dona Sila foi a responsável pelo crescimento da banda, claro, juntamente como outras pessoas, tipo Dr Orlando, Silvio Carneiro, etc. A banda renovou os instrumentos e incluiu muitos instrumentos de sopro. Ou seja, chegamos a tocar em outras localidades por que a gente tinha em mente a banda de Serra Talhada, nosso referencial. Neste tempo houve rivalidade entre bandas e muitas vezes faziam filas para vaiar a nossa ao passar. Mas, era uma coisa natural, cada colégio queria ter a melhor banda ... a nossa estava a mil de vantagem. 

O nosso principal uniforme era branco, como podem conferir na foto. Teve ano em que fizemos (independente da alunada) verdadeiras apresentações na frente da prefeitura ... era uma banda e tanto! 

Toquei sete anos na banda (cinco de Padre Leão e Dr. Pedro Pereira me dispensava para eu tocar na banda adversária). Pedro sempre foi 10 comigo. Fui pra Brasília representar Custódia por escolha do teu pai ... sempre foi amigo. 

Isso é o que lembro. Não sei se ajuda no teu trabalho.

Carlos Lopes
15/09/2011

3 comentários:

  1. Que lembranças maravilhosas! Era um sucesso ver a banda passar!!!! Lembro-me o pesar em Custódia quando da morte de Mauro César. Foi realmente uma justa homenagem à família.
    Abraços
    Adriana Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro também, na época quando foi dada notícia do falecimento. Nessa época meu pai trabalhava com seu Expedito, na marcenaria, a tristeza foi grande, tanto é, que algum tempo depois seu Expedito foi embora de Custódia mora em Arcoverde, onde tive o prazer de reencontrar em frente a AESA.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom! alguém sabe dizer em que ano foi fundada a Banda?? cheguei a fileira da Banda Mauro César em 1989, onde passei aproximadamente 4 anos como componente sobre o comando do instrutor Galdino,anos depois me tornei regente da mesma, e já aprimorada com novos instrumentos, estive a frente por três gestões, na gestão do saldoso Nemias Gonsalves, José Esdras, e a mais recente do ex-Prefeito Dr. Luiz Carlos Galdêncio, o qual deu deu bastante ápio a Banda, para que elevasse a cultura musical de nossa cidades, tendo eu representado com orgulho essa e nossa cidade não somente em nosso Estado,sempre quis ler o histórico da Banda com mais altivez, mas sempre empedido por não saber com exatidão da sua origem, hoje lamento ver a forma que se encontra a Banda, abandonada e praticamente extinta a corporação musical que tanto troxe alegria, representatividade e orgulho de custódia, assim diziam os locutores ao anunciar nossa entrada com os dobrados militantes.
    Quem tiver algum histórico, documento e mais informações sobre a história da banda Mauro César, enviar no e-mail roque-bone@hotmail.com obg

    ResponderExcluir