20 outubro, 2021

Biografia Anfilófio Feitosa


B I O G R A F I A


ANFILÓFIO FEITOSA - nasceu na Fazenda Rochedo, hoje Vila do Airi, no município de Floresta – Pernambuco,  no dia 12 de dezembro de 1911, filho de Pedro Joaquim de Sá Feitosa e de Teodora de Sá Feitosa. Sendo o seu pai, além de criador e comerciante, um professor leigo, alfabetizou-o e posteriormente cursou até o primeiro ano ginasial na cidade de Floresta, não prosseguindo seus estudos em virtude da transferência da família  para a Vila de Betânia,  onde já residiam tios e primos da família Feitosa, Sá e Souza Ferraz.

     Em 09.06.1938, casou-se com a jovem Maria de Lourdes de Sá, natural de Tacaratu – PE, estabelecendo domicílio naquela Vila e de cuja união nasceu os seus seis filhos: Emerson, Tadeu, Maristela, José Ferdinando, Pedro e Maria Célia.

     Nos anos de 1943/44, instalou-se temporariamente na Sede do Município, onde   assumiu o cargo de Secretário Municipal, na primeira  gestão do então Prefeito Ernesto Queiroz. Terminado este mandato ele retornou com a sua família para a vila de Betânia, onde exercia o seu comércio de tecidos, padaria, dedicava-se a agropecuária e também exerceu as funções de Oficial do Registro Civil.

     Em 1957, veio para a sede do Município de Custódia onde assumiu o cargo de Tabelião, do 2º Cartório, cujo titular Teófilo Pires havia se aposentado. Com a emancipação política de Betânia, em 19.03. 1962, desligando-se assim do Município de Custódia, licenciou-se de suas atividades de Tabelião, enveredou pela política, concorrendo as primeiras eleições daquela Cidade e elegendo-se Prefeito, em 15.11.1962. Cumpriu o seu mandato até o final do ano de 1966, quando retornou para Custódia, reassumindo as suas funções no Cartório do 2. Ofício até a aposentadoria e ali residindo com sua família até a sua morte .

    Muito embora não tenha continuado seus estudos, pelas dificuldades que se apresentavam àquela época, pois os colégios e faculdades eram raros e distantes da pequena Vila em que residia, sendo o estudo um privilégio de poucos, ele foi um incentivador e batalhador para que os filhos estudassem, não medindo esforços para vê-los formados.  Dono de uma caligrafia perfeita e ortografia correta, o que lhes rendia elogios de todos com quem trabalhava.

     Como homem público, desempenhou com honradez e honestidade o mandato que lhe foi confiado pelo povo, procurou favorecer seus munícipes com benefícios que até então lhes eram desconhecidos, entre os quais a luz elétrica e os primeiros calçamentos das pequenas ruas daquela cidade.  Acostumado que era ao campo, residia na sua Fazenda Caraíbas e procurava estar sempre perto dos pequenos agricultores que, como ele, sabiam o que era o sofrimento das grandes estiagens.

     Um homem firme em suas decisões, que seguindo o exemplo do seu pai, soube formar a sua família, dentro de princípios de honradez e respeito, enaltecendo sempre a importância do estudo e da formação acadêmica, mas por ironia do destino não chegou a ver a colação em grau superior dos seus filhos, pois acometido de um Acidente Vascular Cerebral, veio a falecer, prematuramente,  aos 62 anos de idade, no dia 22 de maio de 1974.

Por CÉLIA BARROS

2 comentários:

  1. Lendo esta resumida biografia de "Seo" Anfilofio, me transporto no tempo e vislumbro a caricatura daquele homem franzino e de andar cadenciado porem vagaroso. Os óculos a lhe cair sobre o nariz afilado lhe concedia ares de uma pessoa disposta a mais ouvir do que falar. Junto com seu irmão Aftonio, compunham as reservas morais que Custódia dispunha na época.
    Fernando Florencio
    Ilhéus/Ba

    ResponderExcluir
  2. Fico contente em ler sobre uma pessoa de quem eu sempre ouvi falar. O meu pai era seu primo e contava histórias sobre ele e o Aftônio.

    ResponderExcluir