10 novembro, 2022

Izaías de Queiroz Amaral - por Neide Campos



Izaías de Queiroz Amaral nascido em Custódia e sua esposa Francisca de Siqueira Campos, ambos funcionários dos Correios e Telégrafos. Foram os primeiros funcionários da Agência dos Correios de Custódia em 1919. Dona Francisca era conhecida na cidade por Dona Feinha, na época a cidade ainda pequenina, a chamava carinhosamente assim.




Izaías de Queiroz Amaral aos 73 anos na frente de sua casa.

Seu Izaías tinha o cargo de guarda fios, para percorrer os fios do telegrafo, observando se havia alguma anormalidade ou defeite (como na época era chamado).


Dona Francisca com 52 anos e seu Izaías com 59 anos no jardim de sua residência.

Seu Izaías passou por vários perigos na época de Lampião, pois onde ele e seus cabras passavam para cortas os fios a fim de deixar a cidade sem comunicação. Era o seu Izaías corria risco percorrendo o trecho, montado em um burro para corrigir os defeitos. Muitas vezes se encontrava com Lampião, mas ele só fazia debochar dele. Trabalhou 42 anos, quando veio a sua aposentadoria.



Era um homem íntegro cumpridor dos seus afazeres, muito inteligente para aquela época atrasada. Era muito querido e amado como um bom Pai. Nasceu no sítio Samambaia no dia 18 de Fevereiro de 1982. Faleceu no dia 21 de Outubro de 1973 com 81 anos.




Dona Francisca ou Dona Feinha como gostava de ser chamada, era a Tesoureira da Agência dos Correios entre 1919 a 1950. Mãe amorosa devotada, sofredora, mas mulher de fibra, teve 13 filhos: José, Romeu, Nicé, Necy, Nacor, Naldeny, Naldecy, Naimes, Neide, Niralda, Niraldo, Norma e Nilda.




Izaías de Queiroz Amaral no dia de seu aniversário em 18 de Fevereiro de 1967.


Hoje só tem 5 filhos vivos: Necy, Neide, Niraldo, Norma e Nilda que continuam em Custódia. Norma casou e foi residir no Recife, onde reside há 50 anos. Neide foi depois, há 33 anos.


Um comentário:

  1. Amei rever essas fotos e lê algo sobre meus tão amados avós. Eles foram para nós, filhas de Lola e Nilda , guardiões de excelência!
    Muito cedo ficamos órfãs de pai. Porem, eles não permitiram que sofressemos a orfandade. Lembro quando meu pai Izaias faleceu, mamãe disse:
    _Hoje eu fiquei viúva de verdade! Pai nunca me deixou faltar nada, nem pra minhas filhas!
    Dos meus avós, guardamos as mais belas recordações.
    Te amaremos pra sempre, PAIZAIAS E MAE FEINHA!
    Saudades .

    ResponderExcluir