31 agosto, 2022

Os cabarés de Custódia

Ronaldo Silva
Setembro/2022
Arcoverde-PE


Os cabarés de Custódia nas décadas de 70 e 80, que eu vivenciei eram 2: um situado no Beco do Mijo, no centro da cidade; e o outro na Rua da Remela.

Todos os jovens, naquela época, para serem considerados homens de verdade, tinham que perder a virgindade com uma profissional do sexo, em um cabaré.

Geralmente, esse jovem era levado ao cabaré, para quebrar o cabresto, pelo próprio pai, ou por algum amigo. E era uma novela para o jovem ir...

Depois que tinha a primeira relação, os amigos diziam: Agora vc virou homem com H maiúsculo!!!

A Rua da Remela, era onde se localiza hoje, a Rua Major Esperidião de Sá. Na parte alta da cidade. Lá abria às 10 da noite, para ninguém saber quem ia, senão era mal visto pela sociedade conservadora da época.

Às principais meretrizes, eram: Dita, Quilara, Miguita, Aderita e Chica.

Após a primeira vez com uma meretrizes, o jovem ainda tinha que passar pelo teste do cordão. Quem fazia o teste, para ver se o rapaz continuava donzelo ou não, era Severino do Rádio, ex-vereador de Custódia, em sua oficina.

Severino pegava um cordão, colocava na boca do rapaz, fazia uma medição, e o cordão tinha que passar por cima da cabeça do rapaz, e descer até o pescoço, se descesse, o rapaz não era mais donzelo, e era aplaudido por todos os presentes!

Mas, se não passasse neste teste público, o jovem era vaiado, e a algazarra era geral!!! Quem não passasse no teste, ficava vermelho de vergonha por ainda ser considerado donzelo. Ainda havia os que pegavam  alguma doença venérea, na época, tinha orgulho de dizer que pegou num cabaré.

Recordo que certa vez, uma meretriz me disse: "é meu filho, às moças não estão deixando a gente ganhar mais dinheiro não!!"

Era o início do final dos cabarés em Custódia. Foi uma bela época que eu vivenciei!

A mulher tinha que casar virgem, senão era um escândalo na cidade!!

O homem, não.

Muitas coisas mudaram daquela época para cá!!

10 comentários:

  1. Deixo aqui o meu reconhecimento ao Professor Ronaldo, que me ajudou com suas aulas de História e onde logrei êxito na PM, como também ajudou outros Custodienses. Forte abraço amigo. Subtenente PM Andrei.

    ResponderExcluir
  2. muito legal o trabalho de relembra esssas história parabéns

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia o sexo está bem mais liberal. kkkkkkkk Gamoso mesmo era o cabaré de Arcoverde, em varias ruas formando um aglomerado bem interessante. Meu pai me colocou pra fazer cobranças de prestação nesse bairro. Às vezes eu recebia o dinheiro e gastava lá mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Não foi da minha época! Mais o beco do mijo é bem famoso mesmo.. hehehe

    ResponderExcluir
  5. Mais expulsaram elas da rua da remela pra 10 casas.

    ResponderExcluir
  6. Mim recordo de quilara , morei anos vizinho dela!!

    ResponderExcluir
  7. Fui aluno do professor Ronaldo,aqui fica meu abraço,eu também vivenciei essa época,boas lembranças kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  8. lembro bem ali na rua travessa José de Moura mas popular beco dos jinú ,tinha vários quartos de Marcos Moura, lá tinha algumas meretrizes do sexo, Lurdinha, Nazaré, Lucinha, e outras mas era bom viu

    ResponderExcluir
  9. Um abraço ao querido professor Ronaldo! Lembro das aulas e citações de Dom Hélder Câmara.

    ResponderExcluir
  10. Isso é sério mesmo ? JESUS misericórdia

    ResponderExcluir