10 agosto, 2022

Bike Center Esperança: uma história de 40 anos


 

Sabe aquelas histórias de pessoas que hoje são bem sucedidas naquilo que fazem, porém passaram por perregues nada agradáveis? Essas histórias não são contadas apenas por milionários ou bilionários. Esses sucessos podem ser vistos onde você nunca pensa que vai encontrar: dentro de sua família. Nesse quesito, cito a história do meu pai, uma pessoa que dispensa apresentações: João Marcelino de Melo, o João Buíque. Nasceu em 1962 no município de Tacaimbó-PE e teve uma infância muito difícil, na pobreza extrema, tendo que ajudar desde cedo os pais a criarem os irmãos mais novos.

A paixão dele por bicicletas começou ainda adolescente, quando ele começou a trabalhar vendendo pão em uma padaria na cidade de Buíque-PE. Após alguns meses de trabalho de muito esforço, conseguiu comprar sua primeira bicicleta, em 1979, uma Monark Barra Circular azul (foto abaixo). A compra desta bicicleta fez dele uma celebridade na cidade, pois existiam poucas unidades naquela cidade na época.



 primeira bicicleta comprada pelo meu pai, em 1979,
na cidade de Buíque-PE (Acervo da família)

Meu pai, num dia do mês de agosto como este, em 1982, ou seja, há 40 anos atrás, iniciou uma empreitada ao aprender serviços de mecânico para conserto de bicicletas. Começou, como quase todo mundo, com um pequeno comércio que mal dava para pagar as contas, a Oficina Boa Espeçança (foto abaixo). A sorte dele foi sua força de vontade de trabalhar para construir o seu primeiro estoque de mercadoria, viajando outros estados em busca de peças, fazendo serviços como mecânico até tarde da noite para conseguir se firmar como comerciante, criando a sua clientela.

Depois de conseguir fixar esse sustento para a sua vida, após diversas tentativas em se tornar um padeiro, meu pai enfretou crises econômicas travadas nos âmbitos nacional, estadual e municipal. E, vejam só, 40 anos se passaram e aquele pequeno comércio passou todo esse tempo firme na arte de ajudar a construir a nossa amada cidade, fornecendo serviços de conserto de bicicletas com qualidade, facilitando o custodiense a ter boas peças para valorizar sua bicicleta.

Na época em que a Oficina Boa Esperança fora aberta, funcionávamos na entrada da Praça Padre Leão num pequeno ponto que mal podia abrigar a nossa vontade de crescer e os nossos sonhos. Depois, com muito esforço, conseguimos montar nossa estrutura num prédio maior para poder atender as necessidades da população custodiense. Hoje, com 40 anos de existência, só temos a agradecer esta mesma população que, carinhosamente, fomentou os nossos sonhos em ajudar a construir, juntos, uma cidade melhor e mais forte. 

Primeiro local da “Oficina Boa Esperança”, na entrada da Praça Padre Leão.
Foto de 1982 (Acervo da família)

Depois, o prédio da Oficina Boa Esperança mudou-se para a Rua Nemézio Rodrigues, onde atualmente funciona, sempre visando melhorar os serviços prestados à população custodiense. Esse novo prévio foi teve construção iniciada em 1988 (foto abaixo) e finalizado em 1990 (foto seguinte).


Foto da Oficina Boa Esperança em 1988, na entrada da Rua Nemézio Rodrigues.


Foto da Oficina Boa Esperança na Rua Nemézio Rodrigues com prédio finalizado, em 1990.

O produto que vendemos também passou por drásticas mudanças nos últimos 40 anos, acompanhando a modernização do mundo que vivemos. Naquele tempo da nossa fundação, as bicicletas Monark reinavam e não existiam tantas motos no nosso meio como hoje. Agora, as bicicletas evoluíram nas famosas Mountain bikes (MTB ou bicicleta aro 29) que dispõem de tecnologia avançada com estudos altamente inovadores visando a qualidade de peças, performances, peso de quadro e outros avanços em peças que dão o melhor desempenho e conforto possíveis ao ciclista.

Antes, a bicicleta era o meio de locomoção para o trabalho da maioria das famílias brasileiras e, hoje perdendo essa função, ganhou várias outras fundamentais: ser um importante meio de qualidade de vida, prática de atividade física, prevenção de doenças cardiovasculares e até de alguns cânceres relacionados à obesidade. Está mais que comprovado que ter a prática do ciclismo previne doenças graves como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, obesidade, câncer, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, hipercolesterolemia, dentre outras.

Hoje, a Oficina Boa Esperança tem outro nome: agora é Bike Center Esperança. Uma mudança que já dura 6 anos. Essa alteração do nome veio para se adequar à nova função da bicicleta na vida das pessoas. Nossa loja agora vende MTB para diversas cidades da região, dispondo das melhores peças para satisfazer a sua performance no ato do ciclismo, trazendo as melhores inovações, além de dispor da melhor manutenção e serviços em geral.

40 anos se passaram, mas nunca passou a vontade de melhor servir Custódia e os custodienses! Hoje, a loja é administrada pelo meu irmão Jayr e pela minha cunhada Cecília, ambos a postos para esclarecer dúvidas e melhor servi-los!

A Bike Center Esperança fica localizada na Rua Nemésio Rodrigues, n° 197,
Centro, Custódia-PE.
Instagram: @BikeCenterEsperanca


Por Antonio Marlos Duarte de Melo

É o terceiro filho do casal João Marcelino de Melo (João Buíque) e Maria José Alves Duarte de Melo (Magaly). É médico, atualmente trabalha no Hospital Português da Bahia (Salvador-BA) na área de Oncologia clínica.


Um comentário:

  1. Que emoção poder lê uma história da qual testemunhei por alguns anos. Magaly, com seus olhos atentos e verdes esmeralda cuidava de cada bicicleta que entrava em seu comércio e de seu João, não me recordo de seus filhos, também fui criança, na rua Nemésio Rodrigues, onde fomos vizinhos.
    Realmente uma bela história da qual fui testemunha da batalha de Magaly.

    ResponderExcluir