27 novembro, 2013

Livro de Vanete Almeida será lançado em Serra Talhada


Por Kátia Gonçalves

‘Lutando e Lutando’. Este é um livro da feminista e educadora popular rural, Vanete Almeida, que será lançado neste sábado, às 9h, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada. As 64 páginas evidenciam mensagens importantes sobre saúde, vida, limites e, acima de tudo, busca desmistificar a doença para as trabalhadoras rurais e para quem mais desejar fazer uma boa leitura. A obra foi escrita pela autora quanto lutava contra um câncer. A intenção da publicação foi deixar uma mensagem de perseverança e luta para as mulheres rurais.

Vanete lutou até onde pode para manter-se produtiva de conhecimentos voltados para o homem e a mulher do campo. Mas, infelizmente, veio a falecer em setembro do ano passado. Porém, deixou sob a responsabilidade da família e dos companheiros de luta, a missão de lançamento do livro que será marcado pela presença da família, amigas/os, lideranças rurais, políticos, religiosos e, principalmente, agricultoras e agricultores.

Sobre a autora:

‘Mulher negra e sertaneja’, como costumava se definir, Vanete Almeida nasceu no município de Custódia, mas vivia na comunidade de Jatiúca, distrito de Santa Cruz da Baixa Verde, no Semiárido pernambucano. Pela incansável atuação e pelo modo simples e agradável de lidar com a vida e com as outras pessoas, tornou-se uma feminista de referência na luta das trabalhadoras rurais da América Latina e do Caribe.

Ao perceber a ausência das agricultoras no Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais, Vanete iniciou o trabalho com mulheres no início da década de 1980, no sertão Central de Pernambuco. Ao longo da história a mulher negra e sertaneja, contribuiu na criação de diferentes espaços de organização politica das mulheres rurais no Brasil. Além disso, se tornou uma das primeiras vozes na defesa dos direitos e autonomia das mulheres rurais no País.

Foi uma das fundadoras da Rede Lac (Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe), representando 25 mil mulheres trabalhadoras de 23 Países. Também foi uma das fundadoras do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), que presidiu de 2009 a 2012, ano da sua morte. Assessorou a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE) e integrou o Conselho Nacional de Politicas para Mulheres de 1996 a 2003.

Homenagens:

Entre as muitas homenagens que recebeu, Vanete Almeida foi agraciada como o prêmio Claúdia, em 2002. Em 2005 esteve na lista das mil Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo, produzida pela OGN Suiça, Peace Womem Across The Glober, que buscou coletivamente, indicar todas as listadas ao Premio Nobel da Paz daquele ano. No ano de 2009 ganhou o prêmio TRIP Transformadores.

Livros:

Vanete Almeida organizou vários livros, dentre eles, “Uma História Muito Linda”, (2007), “Riacho Olho D’Agua (2007)” e “Uma história de Mulheres” (2004). Em parceria com CornéliaParisius, publicou “Ser Mulher num Mundo de Homens” que conta a história de sua vida. Ela também é uma das personagens do vídeo “A Coragem de Ser” e do documentário “Eu Maior”, que está em cartaz, no cinema do shopping Rio Mar, em Recife.

Lançamento:

As/os leitoras/es terão oportunidade de adquirir o livro por apenas R$ 10,00. Quem não participar do lançamento pode comprar a obra, solicitando pelo e-mail: comunicação@cecor.org.br. Além dos R$10,00, será embutida a taxa dos correios. Outra forma é comprando na sede do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), localizado na Rua Comandante Superior, 1.349, centro, Serra Talhada.

Serviço:

Evento:Lançamento do Livro Lutando e Lutando
Data: 30 de novembro
Local: Câmara de Vereadores de Serra Talhada
Horário: 09h
Endereço: Rua Enock Ignácio de Oliveira,1.280 – Centro


Nenhum comentário:

Postar um comentário