10 janeiro, 2023

A pesquisadora e escritora custodiense Shirley Rodrigues lança em Petrolina-PE o livro “O Mungunzá, A Cartola e o Cordel"



Lançamento em Petrolina-PE

A pesquisadora e escritora custodiense Shirley Rodrigues lança em Petrolina-PE no espaço da Casa do Cordel Mulheres Cordelistas, o livro “O Mungunzá, A Cartola e o Cordel no viver Pernambucano” escrito com sua parceira Eulina Fraga.

O lançamento será dia 11 de janeiro de 2023, ás 18h, no bairro Cosme e Damião, rua gengibre, nº 138, o livro está no valor de R$ 30,00.  

Venha prestigiar e conhecer sobre a cultura pernambucana!

Sinopses:

O mungunzá, a cartola e o cordel são ícones culturais pernambucanos, e nordestinos por extensão. A Cultura do milho, da cana de açúcar e do gado ofereceram guarida e criatividade aos três. Ao milho juntou-se o leite de coco e o açúcar. À banana, servindo como base à cartola, juntaram-se o queijo e o doce dos engenhos. O verso de sete sílabas orientou o veio original do cordel. Reunidos neste livro, celebram a vida pernambucana desde os tempos mais remotos. Os três estão fincados no corpo e na alma do Leão do Norte.

.
Iniciando o Percurso

Pernambuco viu nascer,
Em sua terra de bravos,
Uma culinária única
Sem ter percalços, nem travos.
Nunca viveu de migalhas
À procura de centavos.

Somos o Leão do Norte,
Suas vastas cabeleiras.
Lutamos dentro das lutas,
Brincamos nas brincadeiras.
Construímos nossa história
Sem cair nas ribanceiras.

(...)

SERVIÇO:
Endereço: Rua Osvaldo Barbosa Alves - Cosme e Damião, Petrolina - PE
Telefone: (87) 98829-9943

Um comentário:

  1. Tenho esse livro comigo com dedicatória. Sou muito grato a ela. Tocamos juntos na igreja por muitos anos! Parabéns, Paulo e Shirley, por essa grande iniciativa em divulgar a cultura popular brasileira.
    Plínio Fabrício.

    ResponderExcluir