18 setembro, 2022

Parabéns, Tambaú, pelos seus sessenta anos de existência!

Vista aérea da Planta Industrial da Tambaú


A presente biografia objetiva apresentar a história do admirável e respeitado Gerson Gonçalves de Lima.

O senhor Gerson construiu duas grandes estruturas: a família e a Tambaú; a primeira, sua base familiar: esposa, filhos e netos.

 
Contar essa história é se nutrir dos melhores valores do cidadão. É registrar que "o sentido da vida é a totalidade da história, a imortalidade da espécie, o insondável do espírito humano”. A segunda, é falar de empreendedorismo em seu estado mais natural. O senhor Gerson Gonçalves de Lima era de família humilde. Nasceu no dia 01/09/1933 na cidade de Prata-PB. Filho do casal Amaro Gonçalves de Lima e Maria Alves da Silva. Irmãos: Jason, Djalma, Osvaldo, Maria das Mercês, Berenice, Sônia, Terezinha e Joana.

Tinha formação católica, porém, havia admiração e respeito pelos evangélicos. Congregou valores de uma vida de respeito, honestidade, amor e fé.

Ainda na cidade de Prata, foi dado o primeiro passo para o grande modelo de empreendedorismo. O senhor Gerson tinha apenas doze anos, quando tomou a iniciativa de deixar os estudos para trabalhar. A decisão foi comunicada ao seu pai, que não esboçou nenhuma reação contrária. Até porque, o então jovem Gerson, justificou que queria trabalhar para ganhar seu dinheiro. Já com quatorze anos, apoiado pelo pai, vai à luta. Começa, então, a produção de pirulitos. Ele enchia um tabuleiro e vendia nas ruas de Sertânia, para onde a sua família havia se mudado. Passado algum tempo, seu Amaro deu a sugestão de fazer docinhos de frutas tropicais, começando por goiaba, banana e caju. As coisas vinham dando certo com a desenvoltura e a disciplina de seu Gerson no trato com os negócios. Deu início a uma sociedade empresarial que foi instalada em Campina Grande-PB. Após três anos, a sociedade acabou.

Na vida estudantil, cursou até a quarta série primária, hoje, Ensino Fundamental l. Sabia ler bem. Uma das suas primeiras atividades do dia era ler os jornais, Diário de Pernambuco e Jornal do Comércio. Dominava os números com facilidade. Era um matemático da prática por ser autodidata. Casou-se com uma das moças mais bonitas de Custódia, Teresinha Gonçalves de Lima Sousa. Com ela, teve quatro filhos: Maura Gonçalves de Lima, Iure Gonçalves de Lima, Hugo Gonçalves de Lima e Somaya Gonçalves de Lima (Inmemóriam em 1998). Onze netos: Filhos de Maura: Mariana, Raissa e Lara; filhos de Iure: Hannah; filhos de Hugo: Igor, Irla, Yasmim, Benício e Clarice; filhos de Somaya: Matheus e Victor. O senhor  Gerson via no trabalho a mola propulsora para a realização do homem.

  início da Fábrica.
Destaque para o Senhor Gerson no centro da imagem.

A Família Gonçalves decidiu morar em Custódia. Ao chegar, começou a procura de um lugar para instalar a fábrica. E em 1962, a fábrica de doces é instalada na cidade de Custódia. Com a ajuda dos familiares seu sonho é realizado. É oficialmente batizada com o nome de Tambaú Alimentos. Tambaú é uma homenagem que ele prestou a sua terra natal, onde há uma famosa praia com este nome. Após cinco anos da inauguração, a Tambaú é levada pelas águas violentas de uma enchente que inundou nossa cidade. Surpreendentemente, seu Gerson não se abalou, embora seus familiares ficaram aflitos. Vendo que não restou nada e que o desespero não traria a fábrica de volta, foi para casa tranquilo, colocou uma música, chamou os filhos e falou a frase conhecida por todos: “O que Deus tira, Ele dá em abundância”. Com resiliência, recomeça da semente lançada no chão daquela Fábrica que a água levou.

Tambaú, segunda construção da vida do Senhor Gerson, demandou grande parte da sua vida, numa dinâmica que proporcionou não somente ganhos materiais, mas espaço na confirmação da construção de vínculos de amizade e de respeito com colaboradores e fornecedores. "Por trás de um grande homem, existe uma grande mulher”. Neste caso, sua esposa. No contexto  familiar, ela conseguiu o lugar social de mulher de forma brilhante: esposa do Ilustre empresário Gerson. Foi mãe, amiga e companheira. Essas duas últimas palavras sobrepuseram as abordagens do conservadorismo predominante no país, que reafirmava determinados lugares sociais à mulher, como, por exemplo, se resumir a ser dona de casa. Contudo, a comunhão do casal fez de dona Teresinha uma grande protagonista do projeto de seu marido. Com olhar atento e preocupada com o meio ambiente, sugeriu que a empresa comprasse uma prensa para compactação dos materiais que podiam ser reutilizados e para facilitar o armazenamento ou transporte. Essa iniciativa deixada por dona Teresinha vem passando de geração em geração.


Dona Maria, mãe de Sr. Gerson à esquerda;
Dona Terezinha no centro e Sr. Gerson à direita.

 
Quando a Tambaú fez seus vinte e poucos anos, em 1987, passou a produzir sua linha de atomatados com o lançamento do extrato, molh
o de tomate e catchup, produto que mais tarde viria a ser o carro-chefe dessa saborosa criação. A Tambaú Alimentos é uma das mais fortes indústrias de doces, molhos e condimentos do Norte e Nordeste, talvez do Centro-Oeste, Sudeste e do Sul do Brasil. A dedicação, responsabilidade, persistência e muito investimento em tecnologia foram ingredientes dessa magnífica receita de sucesso. O tempo é o mediador entre o passado e o presente, criando sempre perspectivas para um futuro grandioso.

 

Produtos atomatados Tambaú.


O amor e a disposição que Maura, Iure e Hugo dispensam à Tambaú dá à empresa crédito e confiança em meio ao exigente mercado de produtos de excelência. Calçada em estratégias de empreendedorismo, a Tambaú prima pela dedicação, responsabilidade e cumprimento com suas entregas, além de sempre primar pelo aperfeiçoamento dos seus colaboradores. No Recife, a Tambaú tem uma base, onde funciona o departamento comercial, de marketing e de compras, que atende as demandas de clientes e parceiros. Os reveses da vida, entretanto, nos pega de surpresa, nos assusta e nos deixa tristes. No ano 2000, a Tambaú perdeu o seu fundador, Senhor Gerson Gonçalves de Lima. Partiu aos 67 anos, deixando um legado de uma semente que tem o nome de amor, perseverança e fé.


Maura primogênita, Iure e Hugos, filhos do sr. Gerson


Entregou aos filhos, netos e gerações que virão o empreendimento de uma vida. Destaca-se os prêmio conquistados ao longo dos anos: Carrinho de Ouro; Associação Pernambucana de Supermercados (APES); Orgulho de Pernambuco, realizado pelo Diário de Pernambuco. Hugo recebeu mais de 15 mil votos na escolha como Personalidade Industrial de 2017 e, em 2018, ganhou o primeiro lugar na categoria Goiabada - Marca que Eu Gosto, da Folha de Pernambuco.

Hoje, a Tambaú tem um contingente de quinhentos funcionários, com um leque de mais de cem produtos que chegam à mesa do consumidor.


 O presidente da Tambaú Alimentos, Dr. Hugo Gonçalves.


Os filhos seguiram os passos do seu grande professor sem esquecer uma só lição. O presidente e os irmãos não fugiram à não. Os netos são engajados na empresa e trabalham com muito amor, trazendo nas veias o sangue do inesquecível avô.

 

Filhos de Hugo Gonçalves, e o sobrinho filho de sua irmã Somaya.


As chaminés que lançam a fumaça ao alto, tão alta que toca os Céus e performam uma dança bem desenhada, anunciando por onde passa a Tambaú Alimentos.

Concluo com uma frase da música da novela Pantanal: “Os filhos, dos filhos, dos filhos, dos vossos filhos verão" que a Tambaú passará por todas as gerações do casal Gerson Gonçalves de Lima e Teresinha Gonçalves de Sousa.


Custódia, 10 de setembro de 2022.
Sinceramente,
Lindinalva Pinto Simões de Almeida (Nenê).


Créditos e fontes:

Blog Custódia Terra Querida
Paulo Peterson
Rogéria Campos

2 comentários:

  1. Vida longa à Tambaú Alimentos. Deus abençoe e guie meus Primos: Maura, Iure e Hugo. Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Amo todos o produto da Tambaú. Linda história de perseverança.

    ResponderExcluir