04 setembro, 2022

Biografia - Pedro Gomes de Siqueira "Seu Pedin da Banca"




 Pedro Gomes de Siqueira, mais conhecido como “Seu Pedin da Banca”, nasceu em Buíque - PE, mas foi em Custódia que viveu e constituiu família.

Ele se casou com Elisa Souza Siqueira (Dona Elisa), natural da cidade e com ela teve oito filhos, Paulo, hoje aposentado, tendo trabalhado boa parte da sua vida no Rio de Janeiro como mecânico, Marcos, atualmente residente no Rio de Janeiro,  o mesmo aposentou-se na Construtora Queiroz Galvão, Esdras, que na sua juventude tocava um violão como poucos, Jairo, que foi servidor público  na Prefeitura até se aposentar por volta dos anos 90, Ruth, também servidora aposentada da Prefeitura Municiapal, Sara, Rubens (Binha), esse chegou a morar em Brasília, onde trabalhava num escritório de contabilidade, mas o mesmo voltou à sua  cidade natal, tendo fixado residência até seu falecido, por volta do ano de 2002, e Milton, que trabalhava com o pai na banca de Duquinha,  única banca de jogos que existia na cidade em meados dos anos 60, 70.

Após ter trabalhado um período de sua vida na banca de Duquinha, foi trabalhar na Tambaú, e por lá mesmo permaneceu até se aposentar. “Seu Pedin da Banca” foi um dos primeiros operários à trabalhar na Tambaú. Após ter se aposentado, por lá mesmo permaneceu, tendo ido para a propriedade rural do Senhor Gerson Gonçalves de Lima, cuidar do plantio e colheita de tomates para a fábrica.

        Nas horas vagas gostava de caçar animais e jogar Gamão. Na serra da Velha Chica era onde ele ía com os amigos, entre eles Seu Djalma, ex–prefeito da cidade na década de 80, caçar Jacú, Veados e Tatus. Já as partidas de Gamão aconteciam nos recintos da Tambaú, nos intervalos de trabalho. Nessas horas até mesmo Seu Gerson participava com os outros trabalhadores.

Seu Pedin era um homem de personalidade forte, mas que honrou a família, pois sempre tinha determinação para trabalhar e conseguir o melhor para esposa e filhos.

Morou toda sua vida na Rua João Veríssimo (Rua da Várzea) em frente ao CLRC, em um casarão com Dona Elisa e seus oito filhos, até ser diagnosticado com Alzheimer, ao qual teve que ficar aos cuidados das filhas, vindo a falecer em 2002 aos 92 anos.  

Aqui fica uma pequena homenagem em forma de biografia, a esse homem bem quisto por seus amigos e familiares.  

(*) Agradecimento ao neto Henrique Campos e aos familiares por esta biografia. 

Um comentário:

  1. Muito legal seu trabalho de resgata essas lembranças do povo custodiense parabéns

    ResponderExcluir