08 setembro, 2022

Reflexão sobre sete de setembro


A Pátria? é o berço, o país, a terra natal, ou melhor, o lugar onde a pessoa nasce e participa como cidadão. Patriotismo? É o respeito e o amor que se tem pela terra onde se nasce.

No Brasil, o sete de setembro é conhecido como o dia da Pátria, porque nesse dia no ano de 1822, aconteceu a Independência do Brasil.

Sendo assim, nessa data as escolas faziam desfiles e apresentações deslumbrantes. Um mês antes já começávamos a cantar em frente à escola o hino do Brasil, Pernambuco e outros. Os ensaios para o desfile acontecia todos os dias nas escolas que saiam do Colégio Ernesto Queiroz até a Praça Padre Leão.

Nunca esqueço que no dia 7 de setembro às cinco horas da manhã acordávamos com a alvorada e fogos de artifícios festejando o momento histórico brasileiro. Lembro que mamãe era muito cuidadosa, nos deixava arrumados logo cedo. As fardas bem passadas, meias e sapatos à noite já ficavam apostos para o desfile tão esperado. Ela nos acompanhava incansavelmente até o final. Apesar das dificuldades da época, a organização cívica era excelente, a disciplina nem se fala, ninguém ousava passar no meio do desfile, havia uma colaboração significativa da polícia militar. Bons tempos que não voltam jamais! 

Hoje é só recordação e saudade.

Luciene Izidro

Nenhum comentário:

Postar um comentário