24 setembro, 2022

José Alves Cordeiro - mestre Duda na arte de sapateiro


José Alves Cordeiro, o mestre Duda é natural de Custódia-PE, ainda criança foi morar em Salgueiro, e para investir nos estudos de sua esposa, foi depois residir em Petrolina, onde está até hoje, criando suas peças em couro. Começou a desenvolver sua habilidade como sapateiro ainda em Custódia, onde seu primo José Cordeiro Santos, mais conhecido como Duquinha, tinha uma sapataria e alguns sapateiros locais já faziam naquela época serviços para alguns clientes da cidade. A profissionalização veio mais tarde, em Salgueiro, aos 14 anos, quando percebeu que não iria se dá bem nos estudos, pedindo a sua mãe para se profissionalizar, e com ajuda do seu avô Antonio Cordeiro dos Santos, deu início a profissão.

Antes dos seus 15 anos, seu mestre na profissionalização de sapateiro que teve que noivar em uma outra cidade, e sr. José Alves, ficou sozinho durante 2 dias, a pedido de seu patrão, José Alexandrino pegou algumas alpecartas e foi produzir com o couro. Quando seu mestre chegou, tinha ganho 15 contos de reis, segundo ele, deu para fazer uma boa feira e até comprar uma roupa. 

De 1954 até hoje mestre Duda segue criando com sua arte diversos artigos em couro. Em seu ateliê, na cidade de Petrolina, trabalha diariamente enviando seu material para cidades no Pará, para o estado da Bahia, Piranhas (Alagoas), Casa da Cultura de Serra Talhada. O cangaço foi uma de suas inspirações, por usar diversos artefatos de couro. Lampião é um dos personagens do semiárido brasileiro. Segue na arte que escolheu e gosta do que faz, por amor ao trabalho e a sua arte.

Artefatos de couro em réplicas do cangaço - Loja-oficina: Rua Castro Alves, 300 - Centro, Petrolina PE Fone: (87)3864-2802; (87)9939-3010





Blog: http://cordeiroartigosemcouro.blogspot.com/

Matérias sobre o mestre Dudinha no Canal Viva Caatinga e Canal Futura:




Um comentário:

  1. Custódia é um verdadeiro celeiro de artistas populares. Nem nós, custodienses que amamos essa terra, conhecemos todo o acervo artístico de Custódia. O blog vez por outra descobre verdadeiros talentos custodienses. (J. Melo)

    ResponderExcluir