28 de fevereiro de 2014

Custódia no território da cidadania


Em reunião realizada ontem (27) no Clube Campestre de Afogados da Ingazeira, o Colegiado Territorial da Cidadania do Pajeú, depois de muito debate aprovou por unanimidade a adesão da cidade de Custódia e Betânia ao território. 

Custódia não fazia parte do território, a principio por desinteresse do Governo municipal, e no último ano o município mostrou interesse, mas não foi fácil, sendo necessária uma grande articulação por parte do Prefeito e, as justificativas apresentadas pelos representantes, solidificou a aceitação por parte das demais cidades já participantes: 20(vinte) cidades. Na plenária de ontem a Cidade de Custódia estava representada por: Cristiano Dantas, Secretário de Administração, Luciano Lira, Secretário de Agricultura, Domingos Rodrigues, Secretário de Meio Ambiente, Vereadora Yolanda e Sr. Antonio do Sindicato. 


Territórios da Cidadania, programa do Governo Federal, lançado em 2008, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os Territórios da Cidadania têm como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.


No Estado de Pernambuco existem seis territórios rurais enquadrados como Territórios da Cidadania, quais sejam: Agreste Meridional, Mata Sul, Sertão do Araripe, Sertão do Pajeú, Sertão do São Francisco e Itaparica. As ações envolvem diferentes áreas: direitos e desenvolvimento social; organização sustentável da produção; saúde, saneamento e acesso à água; educação e cultura; infraestrutura; apoio à gestão territorial; e ações fundiárias. A implantação dessas ações é discutida em reuniões do Colegiado Territorial, no qual fazem parte diversas organizações governamentais e da sociedade civil com atuação no território.

*Blog Júnior Finfa

Nenhum comentário:

Postar um comentário