31 dezembro, 2021

Traços e Retraços - Família Pereira por José Carneiro

Acima: Zé Neto, Maria Eunice, José Burgos, Noêmia, Maria Lenilda, 
Pedro Pereira, Joany e Luizito (filhos, genros e noras)

Ao centro: Corina e Joaquim 

Agachados: Hiran, Marcelo, Flávia, Zé Venâncio, Valáeria, 
Luiz Claúdio, Luciano e Arnaldo. (Netos)


Joaquim Pereira, casado com Corina Pereira, proprietário da Farmácia Pereira, uma das maiores farmácias do interior do estado. Fundada em 15 de Julho de 1937. Falastrão, embora com uma certa dificuldade de expressão, por ser um pouco gago, era um tanto exibido, falando de literatura e, curiosamente, de mitologia grega, chegando ao ponto de fazer citações em latim.

Inteligente e empreendedor. Um bom farmacêutico. Único maçom da cidade e apaixonado pela maçonaria, e, de esquadro e compasso à mão, traçava as linhas ditadas pelo grande arquiteto do universo, com justiça e perfeição. 

Sérios filhos os seus: José Neto, Noêmia, Joany (minha bela namorada na juventude) e Pedro Pereira.

2 comentários:

  1. O senhor Esperidião de Sá, avó de Zita Queiroz em visita ao sítio do meu bisavô José Pereira, se deparou com um menino de quatorze e inteligente e analfabeto. Ele ficou comovido e fez uma proposta: “Compadre, esse menino está se perdendo aqui na roça, permita que ele vá para cidade para ser alfabetizado.” O menino era Joaquim Pereira da Silva. O mesmo
    aprendeu a ler e ficou deslumbrado com a literatura, formou uma biblioteca. Leu as obras (completas) de Machado de Assis, José de Alencar, Humberto de Campos, Victor Hugo, A.J. Cronin e outros. Lia dicionários, Atlas, enciclopédias, revistas, jornais, enfim tudo que estava a seu alcance. Tornou-se auto didata e por ter conseguido acumular tanto conhecimento ficou vaidoso. Gostava de mostrar que mesmo sem ter freqüentado escola ele era um homem culto. Após a morte do meu avô em 1971, dona Corina Pereira, sua esposa, distribuiu as coleções de livros. Meu tio Pedro Pereira Sobrinho ficou com algumas delas e eu fui agraciada com a de A.J, Cronin que está aqui na minha estante. Meu avô me ensinou os estados e suas respectivas capitais. Muito pequena ainda, dia de feira me sentava no balcão da farmácia e me argüia na frente de uma platéia de matutos. Era um sucesso. Outra coisa que lembro é que ele enfatizava a necessidade da pessoa aprender prefixos gregos e latinos para compreender melhor as palavras. Recordo de sua voz dizendo: “Hidro é água, toda palavra que começa com hidro está ligada a água. Exemplos: Hidrografia, hidrofobia etc...”
    Grata, doutor, pelas belas palavras ditas sobre meu saudoso avô,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jussara
      Sou Juliano moreira da Silva
      Estou procurando contato com os descendentes do seu avô o Senhor Joaquim Pereira da Silva. Eu sou descente de Higino Pereira da Silva meu bisavô. Sei que somos parentes descendentes de Antonio Siriaco E Joaquina Maria da Conceição minha quatriavó. Gostaria de entrar em contato com alguem da família descendente do primo de meu avô Antônio Pereira da Silva o senhor seu avô Joaquim Pereira da Silva Primeiro Farmacêutico de Custódia para buscar conhecer os seus membros e para me inteirar de nossa genealogia. Pode contatar me por whatsapp meu número é 018997439506. Obrigado

      Excluir