15 dezembro, 2021

Marcos Freire - Comício em Custódia (1982)






Trecho do Documentário "MARCOS FREIRE - SEM ÓDIO E SEM MEDO", disponível para download no site da TV Câmara dos Deputados.

Fonte: AQUI

Nesse trecho, o fotografo oficial da campanha ao governo do Estado do candidato, cita fato curioso durante passagem pelo município de Custódia em 1982.

Ficha técnica do documentário:


A TV Câmara apresenta o documentário Marcos Freire - sem ódio e sem medo. O vídeo conta a trajetória política e pessoal do ex-ministro Marcos Freire, suas idéias e realizações, até o trágico acidente aéreo que causou sua morte, em 1987.


A histórica renúncia à prefeitura de Olinda, a chegada à Câmara dos Deputados, a formação do grupo dos Autênticos do MDB, a atuação como senador, presidente da CEF e ministro da Reforma Agrária são alguns dos relatos que pontuam a narrativa. A história foi reconstruída por meio de depoimentos de familiares, amigos, políticos e pessoas que estiveram com Freire nos momentos mais marcantes de sua vida.

4 comentários:

  1. Até os dias de hoje a morte de Marcos Freire, que despontava como uma liderança política a nível nacional, não está bem explicada.
    Aquela história da coruja ter entrado na turbina do jatinho,como diria Rolando Lero: Há controvérsias.
    Marcos Freire estava prestes a assumir o Ministério da Agricultura.Isto desagradava uma corrente muito forte. A UDR, corrente dos ruralistas.
    Fernando Florencio
    Ilhéus/Ba

    ResponderExcluir
  2. Retificando o comentário anterior.
    Marcos Freire não assumiria o Ministério da Agricultura. Já era Ministro da Reforma Agrária.À UDR, essencialmente composta de grandes latifundiários não agradava as tomadas de posição de Marcos Freire.
    Fernando Florêncio
    Ilhéus/Ba

    ResponderExcluir
  3. Acompanhei sua chegada a custódia boa lembrança.

    ResponderExcluir
  4. Lembro perfeitamente desse Comício. Um fato curioso - para a época, foi a visita que Marcos Freire fêz à Prefeitura, onde cumprimentou o então Prefeito Luizito, seu adversário político, o que causou "espanto" entre os populares. Isso devido ao acirramento da política naquela época, onde adversários era como se fossem inimigos.
    Recordo que havia muita gente, até porque era um dia de feira, numa época em que Custódia tinha a maior feira livre de toda a região.
    José Melo

    ResponderExcluir