07 dezembro, 2021

Resenha - A Saga de um Pedro [Livro]



A Saga de Um Pedro é a história de José dos Santos Gonçalves, pai do autor, narrada em primeira pessoa, o que dá ao texto mais realismo, e ao leitor, mais intimidade com os personagens reais desta história de família. Fala das aventuras e desventuras de um homem simples, mas cheio de sonhos, pelos quais não temeu lutar até vê-los realizados.

Logo no início do livro, o jornalista Carlos Costa explica que: "O que importa é só a dimensão temporal dessa belíssima narrativa familiar." Não cabe ao leitor, ou a quem quer que seja, julgar certas atitudes do personagem, que, devido à veracidade da narração, não foram aliviadas pelo autor. Carlos Lopes faz questão de contar a história real de seu pai, exatamente como ela é, sem floreios ou omissões de fatos que poderiam até mesmo torná-lo antipático a alguns leitores.

Como o próprio autor explicou-me em uma troca de e-mails, ele não pretende ser reconhecido como escritor; e é justamente este fato que faz da história despretensiosamente contada, uma narrativa alegre, bem-humorada e fluida, que prende a atenção do início ao fim. Sem as pretensões e vaidades dos escritores profissionais, Carlos Lopes imprime realismo à narrativa, aproximando o leitor dos personagens. Em certos momentos, identificamo-nos com eles.

O livro fala também de importantes momentos da nossa História e da nossa cultura, como por exemplo, o advento do rádio e da televisão, a vida difícil no Sertão Pernambucano e vários outros fatos que entrelaçam a vida dos personagens à vida da maioria dos habitantes do Brasil.

A Saga de um Pedro é uma história imperdível. Vale a pena adquiri-la através do endereço: gandavos@hotmail.com

Autora: Anabailune – Petrópolis/RJ


Publicação autorizada pela autora

Um comentário:

  1. Obrigado mais uma vez pela gentileza amigo Paulo Joaquim. A autora da resenha que o amigo acaba de publicar em seu blog o fez por vontade própria, após adquirir o livro. Portanto só tenho que também agardecer através da sua página a Ana Bailune, lá de Petrópolis/RJ. Como já havia lhe dito amigo, o livro da história do Zé das Máquinas anda sendo lido pelos quatro cantos do país, o que é muito bom. Um abraço, Carlos Lopes

    ResponderExcluir