16 julho, 2022

[Baú Zé Melo] Posse de Luizito como Deputado Estadual


“Demorei muito a falar no grande Custodiense que foi Luizito. Isso porque Custódia vive outros tempos hoje, e poderia parecer que eu estaria cultuando a memória dele com interesses políticos. No entanto acredito que o tempo já mostrou que eu já cumpri a minha parte na história de Custódia, desempenhando papéis importantes nas transformações que a cidade teve, ao exercer importantes cargos na esfera municipal, que seja como Vereador, Presidente da Câmara, ou Secretário de Administração, bem como de Finanças.


Falar de Luizito e sua obras administrativa requer tempo e espaço, coisas preciosas hoje em dia. Por isso, limito-me a transcrever um discurso dele, que representa o momento do ápice de sua carreira política, quando assumiu o honroso cargo de Deputado Estadual de Pernambuco, representando Custódia e toda a Região sertaneja na Casa de Joaquim Nabuco.

Representou com dignidade e competência, retornando posteriormente ao comando da cidade. Um dia a história saberá reconhecer o que representou Luizito para a nossa terra, hoje perfeitamente programada para crescer, graças as bases implantadas por Luizito e sucessores. Deixemos, pois, que o próprio Luizito mostre aos Custodienses mais novos, o dia em que Custódia se fez presente na Assembléia Legislativa pela primeira vez.

Assinado: José Soares de Melo (jotamelo@exatta.com.br)

O Sr. LUIZ EPAMINONDAS – Sr.Presidente, Srs. Deputados.
(Lê):

Chego a esta Casa como representante do Sertão de Pernambuco para, junto com os meus colegas de partido e de Parlamento, debatem na Casa de Joaquim Nabuco, as questões que aflingem o povo da minha região. Fórum das grandes discussões, casa para qual o povo manda seus representantes, esperando deles soluções para os problemas que os atormenta. Espero ter com todos um diálogo aberto e democrático, princípios estes que pautaram minha vida pública.

Ainda jovem, vi meu pai, Luiz Epaminondas Nogueira de Barros, homem de classe média, político por votação, prefeito do Município de Custódia e Líder daquela região, quando lutava para chegar a esta Assembléia Político sempre vitorioso, amigo e pai de família exemplar, que se não fora barbaramente assassinato no distrito de Betânia, hoje Município deste Estado de Pernambuco.Depois do ocorrido, fato que me abalou profundamente, fui obrigado a me afastar da política, trabalhar para o sustento da família, da minha Mãe e meus Irmãos.

Fui obrigado a seguir a estrada. Ser caminhoneiro como tantos hoje por este País afora, que fazem da Cabine o seu teto e do Caminhão o seu lar. Hoje sou empresário e Agro-Pecuarista e posso considerar ter conseguido um lugar ao sol, o que infelizmente falta a muitos neste País.

E custódia minha terra natal e principal base eleitoral, comecei do nada como anteriormente falei. Por isso, acredito na livre iniciativa. Lá ocupei vários postos e em todos eles julgo ter dado a minha modesta contribuição. Durante o mandato sempre lutei pelos interesses do meu Município e da região. Fiz da democracia o meu escudo e a realização do bem comum foi meu maior Objetivo. Encontro-me hoje com a perspectiva de lutar e defender com todos os meus esforços e convicção aquele que me elegeram, assim como a todos os Pernambucanos.

Espero corresponder a todas as perspectivas, principalmente com relação aos Municípios de Custódia, Betânia, Flores, Betânia, São José do Belmonte, Triunfo, Floresta, Itacaruba, Iguaraci, Tabira, Serra Talhada, Tacarutu e Recife, estes localizados nas regiões do Moxotó, Vale do Pajeú, Riacho do Navio e Área Metropolitana.

Ao deixar o sertão dizia eu aos meus conterrâneos: “Minha jangada vai sair pro mar, mas vou trabalhar”. Em quanto representante do povo da minha região, onde nasci e me criei, onde gerações e gerações se sucedam e os problemas continuam por séculos a nos desafiar, mostrando-se superiores aos Homens e aos seus conhecimentos.

Lá as dificuldades são permanentes.

Os problemas têm sobrevivido a todos nos desafiar, mostrando-se superiores aos homens e aos seus conhecimentos. Lá as dificuldades são permanentes. Os Problemas têm sobrevivido a todos nós o sertão, já dizia o poeta e do tamanho do mundo. Suas dificuldades ultrapassam a sua dimensão. O povo da minha terra persisti e não se curva. Levanta a cada manhã e vai a luta perseguindo soluções para seus sonhos de tantos anos acalentados. Estava certo Euclides da Cunha quando disse o sertanejo é sobretudo um forte.

Senhor Presidente, senhores Deputados.

Pretendendo nesta Casa ser um porta voz daqueles que sufragaram meu nome nas Eleições de 15 de novembro, ser fiel aos princípios democráticos e programáticos do Partido pelo qual me elegi. Pretendo denunciar as injustiças sofridas pelo meu povo, a falta de incentivo para agricultura, a falta de sementes para o pequeno agricultor, as altas taxas de juros que tem tirado o novo homem do campo e, muitas vezes até o pão dos seus filhos. Lutarei nesta tribuna, por mais eletrificação rural para que o sertanejo tenha uma vida mais digna e possa produzir mais o seu pedaço de chão. A economia do País esta plena desorganização e a conseqüência será sem dúvida o agravamento da crise.

Quero, nesta Casa, ser forte na busca de soluções, ser firme na defesa da democracia, tradição desse Parlamento. Quero servir de instrumento nesta Casa, das aspirações e anseios da minha gente sofrida, gente que sofre mais não desmaia, nem mesmo agora em meio a essa crise que inquieta a toda sociedade brasileira. A inflação, o desemprego, o custo de vida, os salários que levam grande parte de trabalhadores a mendigarem o Pão de cada dia. Mesmo assim, nós acreditamos que a união nacional de todas as forças, de todos os segmentos sociais, cada um fazendo um pouco de sacrifício, renunciando a interesses, meramente pessoais ou de classe, para que todos juntos e Governo, possam salvaguardar os interesses nacionais.

Espero durante o meu mandato lutar incansavelmente pelos interesses do meu Estado, fazer uma Oposição firme com responsabilidade. Estarei sempre ao lado do povo de Pernambuco na defesa do bem comum.

Quero, ao término deste, poder dizer de consciência tranqüila que valeu a pena ter colocado uma pedra na construção do futuro.

Muito obrigado.

LUIZ EPAMINONDAS FILHO

4 comentários:

  1. Cara sou muito fã dele apesar de não ter acompanhado o tempo em que ele governou, mais segundo os mais experientes em política foi o maior político de todos os tempos em custódia, um homem sem medo de nada e nem de ninguém... um administrador nato.

    Parabéns Paulo pela Homenagem, era mais que merecido.

    ResponderExcluir
  2. Depois dele não teve outro o melhor prefeito da história de custodia

    ResponderExcluir
  3. Melhor prefeito da história de custodia

    ResponderExcluir