sou Maria de Lourdes, nascida no ano de 1947, hoje com 78 anos, filha de José Amador da Silva, mais conhecido como "Zuquinha Cangalha" e de Maria Antônia da Conceição, conhecida por Dona Maricota, ambos nascidos em Carnaíba.
Meus pais vieram residir em Custódia, onde nasci e mais 13 irmãos.
Com 12 anos de idade comecei a trabalhar na casa de alguns familiares da família Pereira (Noêmia Pereira, Joany Pereira, Dona Corina entre outros), onde fazia as atividades de suas residências além de lavar e passar roupas.
Em seguida fui funcionária na empresa Tambaú, com 16 anos de idade. Nessa mesma época minha mãe, dona Maricota faleceu.
Para sobreviver fiquei na casa de conhecidos, sempre trabalhando no pesado.
Meus irmãos e irmãs, cada um seguiu o seu destino, uns morando com o novo pai que já tinha outra família.
Aos 18 conheci meu grande amor: Luiz Alves de Siqueira, nascido na Pitombeira, zona rural de nosso munício, filho do casal Hermes Lopes de Siqueira e dona Elvira Alves de Siqueira, ela nascida na cidade de Fátima-PE.
Me casei aos18 anos, Luiz tinha 20 anos. Tivemos oito filhos, são eles: Tânia, Erinalda, Eliane, Luciana, Luciano, Ana, Marivaldo e Charlene.
Continuei trabalhando como lavadeira de roupa, para Dona Noêmia Pereira Burgos e para sua irmã Dona Joany, Dionéia Siqueira, e mais familias de Custódia.
Trabalhei muito na roça, na Lagoinha, o sr. Antonio Maria (falecido) me deu um pedaço de terra, na época da frente de emergência, para que plantasse algo. Sempre ia de pé de Custódia com minhas filhas mais velhas Tânia e Eliane.
Para melhorar o orçamento e sustento dos meus filhos, fazia tapioca e cocada, além lavar e passar roupas. Nunca passei fome, mas criei eles com muita dificuldade, com muito sofrimento, mas de forma digna.
Sempre tive boas amizades, os amigos sempre me ajudaram, sempre fui muito correta e honestra.
Minha filha mais velha, Tânia foi morar em São Paulo em 1989, pouco tempo depois, fui visita-la, e acabei gostando da cidade, onde moro até hoje, desde do ano de 1995.
Hoje tenho 12 netos e 9 bisnetos, alguns já formados e outros bem encaminhados na vida, com muito orgulho e agradecimento a Deus.
Não esqueci minhas raízes onde nasci e me criei, onde constitui minha familia e minha história em Custódia.
(*) Agradecimento a Tânia Alves, sua filha por colaborar com essa biografia.
que linda a sua Estoria de vida minha guerreira .
ResponderExcluirUm grande relato, de uma mulher forte e guerreira! Que enfrentou a vida trabalhando com dignidade e conquistando um lugar ao sol.
ResponderExcluirParabéns, Lurdes pela brilhante história de vida!
Grande mulher. Abraço Lurdes e todos
ResponderExcluirQue história maravilhosa, desta família de vencedores, Tânia Charlene e o grande Luciano juntamente com demais irmãos
ResponderExcluirFrancisco Alves - Limeira
Como a senhora sempre foi guerreira Dna Lurdes. Desejo muita saúde para senhora e muita paz no coração. Bjos. Chiquinho
ResponderExcluirParabéns Lourdes, pela belíssima história de vida, é um orgulho muito grande, saber que você e minha mãe são amigas, guerreiras, com uma história de vida muito parecida. Um abraço e saúde pra vc e todos os familiares.
ResponderExcluirParabéns Lourdes, pela linda história, de muita luta e sacrifício, mas com muitas vitórias. Você e minha mãe, travaram uma luta para criar os filhos, e hoje estamos seguindo, cada um no seu caminho, graças aos ensinamentos de vocês. Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏!
ResponderExcluir