24 agosto, 2020

Perfil: Ernesto Queiroz Júnior


 ERNESTO QUEIROZ JÚNIOR 

Natural de Custodia-PE, filho de Ernesto Queiroz e Maria Josefina de Sá Queiroz.

Casado com Ana Rosa de Queiroz desde 24.12.1962 com quem viveu feliz e contente por mais de 43 anos, pai honrado e dedicado de 07 filhos: José Ernesto de Queiroz, João Bosco de Queiroz, Joaquim Jose de Queiroz, José Marcelo de Queiroz, José Emerson de Queiroz, Ana Paula de Queiroz, Maria Luiza de Queiroz. 

PROFISSÕES: 

Político, Funcionário Público, Professor, Escritor e Advogado. 

Na sua profissão exerceu os seguintes cargos: 

Foi secretário municipal de Custodia de 17.04.1957 até 15.10.1963. 
Vereador eleito em 15.11.1963 ate 31.01.1969 pela cidade Custodia. 

Auditor fiscal concursado em 1968, promovido a agente fiscal em 20.09.1972 tendo exercido sua função até aposentadoria. 

Advogado Tributarista, militante desde 1971, quando se formou pela FADICA – Faculdade de Direito de Caruaru. – assumindo no ano seguinte a cadeira de professor em direito financeiro. 

Escritor – autor de vários livros publicados, dentre eles, um coronel sem patente, onde a brisa encosta o cisco e deixou ainda 02 livros no prelo. 

Advogado militante desde 1971, jamais deixou de lutar pela justiça e pelo direito. 


TÍTULOS RECEBIDOS 

Membro efetivo das seguintes Academias jurídicas: 

Da Academia Brasileira de Ciências Morais, Políticas e Sociais – RJ 

Da Academia Internacional de Direito Comparado – RJ 

Da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas – PE 

Da Academia Brasileira de Letras Jurídicas – RJ 

Da Academia Pernambucana de Ciências Morais e Política - PE 

Professor de Dir. Financeiro da Faculdade de Direito de Caruaru. 

Da Academia Caruaruense de Cultura Ciências e Letras - ACACIL - 

Cidadão de Caruaru título recebido em 1997. por iniciativa do Vereador José Antonio da Silva ( Zeca ) aprovado por unanimidade. 

Incontáveis condecorações e medalhas de honra ao mérito por serviços prestados em todos os cargos que ocupou e em defesa da sociedade e da justiça. 

LIVROS

Um coronel sem patente
Onde a brisa encosta o cisco

OUTRAS REALIZAÇÕES 

Fundador de varias associações recreativas culturais e religiosas, destacando-se o Centro Lítero Recreativo de Custodia, o Centro Espírita Leon Diniz, o Centro Espírita Beneficente UNIÃO DO VEGETAL em 1989, em Caruaru. 

Autor do requerimento de fundação da escola normal ERNESTO QUEIROZ, hoje colégio ERNESTO QUEIROZ. 

Fundador nos idos de sua mocidade de um jornal denominado CUSTODIANAS. Com circulação mensal. 

Fundador da Biblioteca Pública Municipal de Custodia. 

OUTRAS ATIVIDADES 

AMIGO de todas as horas, fiel e companheiro. Desbravador desconhecia o medo do fracasso, Nordestino e lutador um homem de fibra. 

IRMÃO amou a família e semeou a união e a amizade entre todos, sabia cobrar, mas também sabia servir e amar. 

PAI em todos os sentidos e em todos os momentos, jamais deixou de estar junto com os filhos, participava de todos os acontecimentos escolares ou profissionais. Caseiro sempre voltava trazendo pequenas lembranças e grandes sorrisos. Um grande ser, o primeiro amigo, o primeiro Mestre. 

ESPOSO fiel e carinhoso fez do seu lar seu castelo, criou e educou seus filhos através do exemplo e da retidão dos seus atos. 

MESTRE iluminou e guiou os caminhos de todos aqueles que dele precisou, trazia sempre uma palavra amiga e confiante, jamais dizia NÃO, quando muito “vamos vê”. De doutrina reta buscava sempre a sinceridade, organizado e atencioso sempre respondia as indagações e as dúvidas de quem precisasse. 

Plantou e semeou um legado de boas obras e uma legião de amigos. 

Aos amigos a consciência de ter ajudado sempre que possível, aos familiares, manas, sobrinhos e netos a certeza de uma grande e infinita amizade, aos filhos o exemplo que sempre foi seu maior ensinamento, construiu sua vida sob a bandeira da justiça e da amizade verdadeira, a esposa amantíssima saudades eternas e um reencontro futuro, aos discípulos o espelho das boas ações e a certeza de um renascer em outra dimensão. 

Texto: Família

6 comentários:

  1. Mesmo criança, de passagem para adolescência,conheci Ernestinho de perto.
    Preparando-me para a "Admissão ao Ginásio" fui seu aluno particular durante alguns meses. Aulas noturnas no casarão dos Queiroz.
    Com Ernestinho tomei gosto pela leitura.Até hoje, leio tudo que me cai nas mãos.
    Eventualmente, quando o titular viajava,Da.Maria assumia o lugar.A genitora de Ernestinho mesclava as aulas passando exercícios e resolvendo as palavras cruzadas que eram publicadas na secção de lazer do Jornal do Comércio.
    O perfil de Ernestinho, postado no Blog, é modesto. Ele foi muito mais.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

    ResponderExcluir
  2. Ernesto Queiroz Junior, tio Ernestinho.... um homem sério, mas um dos mais amorosos que já conheci e que valorizava muito a sua família, seja esposa, filhos, irmãos, sobrinhos... Sinto muito a sua falta.
    Abraços Adriana Queiroz

    ResponderExcluir
  3. Não o conheci pessoalmente, senão através da memória ainda muito viva daqueles que o trazem na lembrança em relatos sempre coloridos com tons de carinho e admiração. É das raras pessoas que marcam tão positivamente sua passagem neste mundo (e o coração de quem as cerca) que suscitam saudades até em quem não o conheceu - uma sensação que é tão estranha quanto a saudade de um tempo não vivido. Isso é prova de que se trata de alguém com uma luz especial.
    Sou grato pelo legado que deixou!

    (Raoni Toscano)

    ResponderExcluir
  4. Meu vovô maravilhoso😍,pena que eu não pude ver ele😣Te amo vovó chocolate♡

    ResponderExcluir
  5. Tenho a satisfação de conhecer mais esse Homem que saindo de sua terra natal,se torna história em Caruaru, nós proporcionando o merecimento de nós aproximar do DIVINO, GRATIDÃO.

    ResponderExcluir