29 maio, 2021

Biografia: Cecílio Ferreira da Silva e Alice Simões Ferreira

      

Cecílio Ferreira da Silva
Foto: Acervo Família


No dia 05 de Abril de 1920, na cidade de Belo Jardim - PE. Nascia Cecílio Ferreira da Silva, filho de Joaquim Ferreira da Silva e Josefa Leopoldina da Silva. Seu pai com os filhos muito pequenos, convenceu sua esposa para ir morar no povoado de Samambaia, dizendo que iria trabalhar na usina de Caroá. A Srª Josefa acreditando no seu marido, mudou-se com sua família. 




Chegando lá, o Srº Joaquim instalou-os e no outro dia informou que teria que voltar em Belo Jardim para resolver umas pendências, foi e até o dia de hoje não voltou e ninguém soube notícias sua. Josefa com coragem, determinação, começou a negociar com bolo de caco, doces e outros, com isso conseguiu criar seus 08 filhos. 

Com a graça de Deus, todos retribuíram o seu esforço, foram crescendo e trabalhando, ajudando a mãe. Cecílio muito desenrolado foi trabalhar na loja de Valentin Simões, adquirindo experiência em comércio e se desenvolveu como cidadão de bem. Nessa fase jovem, começou a paquerar com Alice (irmã de Valentin). Que por coincidência, seus pais que eram de São Bento do Una - PE, também foram morar em Samambaia.

Alice Simões Ferreira

Alice Simões Ferreira, nascida em 20 de Abril de 1916, na cidade de Custódia - PE, também simpatizou com a beleza daquele rapaz que a paquerava, chegando a casarem no dia 14 de Setembro de 1941, na cidade de Custódia. 

Desse amor múltiplo geraram 7 (sete) filhos: Osmar, Manoel Riomar (Rió), Cidney (Cida), Lucidalva (Lucinha), Cilene (Lena), Fátima e Jailson (Pinguim). 

O casal muito querido por seus amigos, foram padrinhos de muitas crianças naquela região. Cecílio sempre pensando no melhor para seus negócios comprou um chevrolet e foi negociar com algodão e madeira (na época conhecido como durmente). O casal acolhia em sua casa a todos que chegassem em Samambaia. Ele candidatou-se para vereador por duas vezes, mas sem sucesso. No ano de 1957, levou a família para morar em Custódia, residindo na rua da várzea. Como bons anfitriões, fizeram boas amizades. Possuiu uma mercearia na Praça Padre Leão em sociedade com seu irmão Júlio. Em 1960, comprou e residiu em uma casa próxima a seu comércio, que hoje ainda pertence a seus filhos. Firmou nessa residência muito bem localizada, criou e educou seus 7 filhos no caminho do bem.


Muito farrista, gostava de tomar umas pingas e fumar, contraiu um cancer na garganta. Infelizmente, no dia 03 de Setembro de 1987 deixou sua querida amada Alice viúva. Seus filhos já casados, ela ficou morado sozinha no seu casarão. Mulher corajosa, guerreira, honesta, conselheira, determinada, muito religiosa, carinhosa, alegre, muito família, conquistava a todos com suas histórias e anedotas. Gostava muito de passear e ir a praia. Com o decorrer dos anos infelizmente no dia 28 de Novembro de 2010 com seus 94 anos de idade, bem vividos, chegou a falecer na sua residência situada na Praça Pe. Leão, deixando saudades aos seus 7 filhos, 4 noras, 2 genros, 18 netos, 14 bisnetos e seus amigos.


Texto: Fátima Simões.
Fotos: Acervo da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário