14 maio, 2021

[Texto Inédito] O Governador e o Pau Dentro - autor José Melo Soares de Melo


Antes de qualquer mal entendido, convém uma ressalva: o título acima se refere a uma tradicional bebida alcoólica muito comum no sertão, também conhecida como raizada. Trata-se de uma mistura de cachaça com vários tipos de raízes de vegetais da região: angico, umburana de cheiro, baraúna, etc., além de cravo, canela e outros ingredientes.

Isto esclarecido, passo a narrar o fato que ocorreu há muitos anos, quando eu exercia o cargo de Secretário de Administração da Prefeitura de Custódia, na gestão do saudoso Prefeito Luizito.

Em determinada ocasião, Custódia recebeu uma série de obras realizadas pelo então Prefeito Luizito, com o apoio imprescindível do então Governador do Estado Marco Maciel, de quem Luizito era grande amigo.

Logo na chegada do Avião do Governo do Estado um dos Secretários do Governador passou por uma saia justa: não conhecendo os tradicionais grupos de bacarmateiros da região, ficou muito apreensivo quando viu dezenas de homens paramentados com cartucheiras, bacamartes (pensava tratar-se de rifles), e com vestimentas características de cangaceiros. Tanto que foi um dos últimos a desembarcar do avião, quando toda a comitiva já desembarcara.

Outro fato inusitado Luizito provocou naquela ocasião: o Governador foi recepcionado também, além dos bacamarteiros, por dezenas de vaqueiros devidamente trajados a rigor, e teve que botar algumas peças da vestimenta: para-peito e chapéu de couro, além de montar um cavalo para um pequeno cortejo, a cavalo, junto aos vaqueiros liderados por Urbano Rafael e outros colaboradores. 

Foram inauguradas diversas obras: O Terminal Rodoviário, o Colégio Polivalente, o asfalto do aeroporto, da Avenida Inocêncio Lima e de outras artérias, a Vila da COHAB, o armazém da CIBRAZEM, entre muitas outras.

Entre essa realizações, ocorreu a inauguração da eletrificação rural dos sítios Caiçara, Salgado, Fazenda Nova e Açude dos Costas.

Foi escolhida a localidade de Caiçara, para a inauguração da eletrificação, com a presença do Governador Marco Maciel. Toda a população vibrando com o melhoramento, a comitiva governamental chega a comunidade da Caiçara por volta das onze horas da manhã de um sábado. Festa, discursos, espoucar de fogos, alegria de todos.

Luizito fez questão de visitar algumas famílias da região, juntamente com o Governador Marco Maciel e sua comitiva.

Numa dessas casas, um fato curioso marcou a visita. Luizito levou a comitiva para a casa de Dona Chiquinha Simões, figura simpática, irreverente, brincalhona e cheia de vida apesar de sua idade avançada.

Com a casa fervilhando de gente, Dona Chiquinha fez questão de abraçar o Governador, afirmando, satisfeita, que jamais esperou um dia receber em sua modesta casa a visita de um Governador do Estado.

Na época, Dona Chiquinha tinha uma pequena venda de bebidas na sua residência, e na alegria daquele momento, como é característico da gente sertaneja, fazia questão de tratar muito bem a todos, dizendo de sua alegria de receber tanto os benefícios da energia elétrica, como visitas tão importantes como aquelas,

E dirigindo-se ao Governador Marco Maciel, fez questão de mostrar a sua hospitalidade, dizendo:

- “Governador, eu tenho a maior alegria de receber o senhor em minha casa. Não tenho nada para lhe oferecer, a não ser que o senhor aceite um “Pau Dentro...!”

O Governador extremamente formal como sempre foi, não conhecendo a existência da bebida, ficou visivelmente constrangido, com o rosto vermelho, tendo Luizito então explicado a situação:

-“Governador, Pau Dentro é uma bebida feita de cachaça com raízes da região, muito comum por aqui!

Foi aí que o então o Governador se descontraiu, caindo na gargalhada, compreendo a situação.

Mesmo assim, não topou experimentar o “Pau Dentro”, prosseguindo a sua rotina de inaugurações na cidade.

Autor José Soares de Melo
Texto Exclusivo do Blog Custódia Terra Querida. Todos os Direitos Reservados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário