10 março, 2014

Abertura Festa de São José (2014)

foto:Michelle Magalhães

Aconteceu a tão esperada abertura oficial da Festa Tradicional de São José, neste domingo (09), na Igreja de São José. A celebração da novena ao padroeiro encheu a igreja de fiéis. As festividades seguem até o dia 18 de Março. Uma vasta programação, regrada de muita religiosidade, cultura e tradição preparada pela Prefeitura Municipal em parceria com o Padre Roberto Luciano para atender toda a população da região. As festas profanas vão acontecer no Parque de Exposição Armando Wanderley da Fonte, nos dias 14 à 18 de Março.

A festa teve início neste domingo (09) com a realização de uma missa solene na Igreja de São José em homenagem ao santo, que é celebrado nesta data em todo o nordeste brasileiro. Nos dias subsequentes, a Igreja de São José vai arrebatar muitos fiéis que vão participar das novenas e dos leilões na barraca do padre.

“É com grande orgulho que abrimos as portas da casa de Deus para receber todos os devotos do glorioso São José. Essa data é memorável porque comemoramos a Tradicional Festa do Padroeiro da Cidade. Há um verdadeiro regozijo em ter a casa cheia de gente, convidados que nos honram com sua presença”, contou o padre Roberto Luciano.



Tradição

Em várias tradições religiosas, trabalhadores da terra desenvolveram mitos, ritos e louvores a deuses e santos para conseguir boas colheitas e, consequentemente, alimento para os animais, como explica o professor de teologia da Universidade Católica de Pernambuco, Artur Peregrino. “Colocado no calendário romano no século 15, o dia 19 de março é de súplica por chuva a São José, na tradição católica”, explica. Segundo o estudioso, José, pai de Jesus Cristo, era carpinteiro, mas acredita-se que em épocas de plantio e colheita ele também trabalhava na agricultura. “A gente pode presumir que, por marcar a chegada de um período mais chuvoso, o dia 19 foi simbolicamente escolhido para celebrar o santo, que virou patrono dos agricultores e declarado pelo papa Bento XV como patrono da justiça social”, informa o estudioso.

Meri Rezende
Ascom PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário