30 janeiro, 2014

Leônia Simões comenta texto de Wallace Bispo


Prezado Paulo,

Estou encaminhando minha opinião sobre o texto de Wallace (link da matéria) gostaria que fosse publicado. Parabenizo pela iniciativa de abrir espaço para a discussão política. 

Olá Wallace,

Infelizmente você não está errado. A prática ilícita de adquirir votos em troca de bem ou vantagem de qualquer natureza, além de ser um péssimo exemplo por parte da classe política brasileira, influencia negativamente no caráter do eleitor que confunde a arte de fazer política como a arte de tirar vantagem em tudo. A famosa Lei de Gérson. Mas, toda regra tem exceção! Nem todos vendem ou trocam seu voto.

Na minha opinião, são os valores traduzidos nas atitudes que definem o rumo de nossa história. Para mudar essa postura de "cidadania às avessas" é preciso que se processe uma transformação nas pessoas que compõem e mantêm as instituições de poder desse país. É difícil, mas não impossível. 

Entretanto, ainda, estamos muito longe de uma consciência política capaz de transformar essa realidade lamentável. Por outro lado, tais reflexões nos estimulam a buscar essa transformação. 

Os Problemas apontados pelos custodienses, relacionados no seu texto, são os mesmos que afetam o povo de norte a sul do Brasil, embora, nos últimos anos, se tenha avançado muito em programas sociais, ainda assim, o país convive com muitas desigualdades.

Você chama a atenção também para o "CRESCIMENTO GEOGRÁFICO DESORDENADO" de nossa cidade. Concordo com você e me preocupo, pois o desenvolvimento sustentável defendido na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio/92 é baseado em três importantes pilares: econômico, social e ambiental. Além disso, penso que, o futuro de uma cidade depende da visão do gestor administrativo, do comprometimento de sua equipe e do acompanhamento da sociedade. O fato é que o povo se tornou refém de políticos gananciosos, desleais e desinformados nas questões econômicas e sociais dos locais que pretendem governar. Culpá-los de todas as mazelas, pode até ser cômodo, mas não muda nada. O que muda mesmo é a atitude responsável de cada um na hora de votar. Mesmo que alguém diga que não vale a pena, é preciso acreditar e agir. 

Darcy Ribeiro escreveu que "só há duas opções nesta vida: se Resignar ou se Indignar. E eu NÃO VOU ME RESIGNAR NUNCA".

Atenciosamente,
Leonia Simões

Um comentário: