30 março, 2022

Sílvio Carneiro de Farias Souza - por Creuza Carneiro


Um olhar sobre a trajetória de vida de Sílvio Carneiro de Farias Souza 

“Custódia é a minha terra e a minha primeira devoção como professor e homem público”. Silvio Carneiro de Farias Souza. 

Apresentação 

O teor deste trabalho registra uma retrospectiva feita em arquivos, textos, memórias e fotografias, mostrando o que significou para Custódia ter Sílvio Carneiro como cidadão, professor e prefeito. Implicou, antes de mais nada, plantar uma semente que nasceu, cresceu, deu bons frutos e que vive até os dias de hoje. 

Um olhar sobre a trajetória de vida de Sílvio Carneiro de Farias Souza.

Sílvio Carneiro de Farias Souza nasceu no dia 18 de abril de 1940 na cidade de Custódia, onde passou toda a sua infância ao lado dos seus pais Apolônio Carneiro de Farias e Maria de Souza Farias e dos seus seis irmãos. 

Em Custódia, estudou e concluiu o primeiro grau menos (1ª a 4ª série) em seguida transferindo-se para a cidade de Pesqueira onde, no colégio Cristo Rei, fez o ginasial (5ª a 8ª série). Logo em seguida ingressou para a capital pernambucana – Recife e, no colégio Salesiano iniciou e concluiu o 2º grau maior (hoje ensino médio). 

No seu currículo escolar ainda consta a formação de Técnico em Contabilidade, curso que ele fez no Colégio Comercial de Sertânia-PE. 

O gosto de Sílvio, pelos estudos, a dedicação e determinação com que realizava suas tarefas, o respeito que tinha pelos seus semelhantes, em especial pelos seus professores, foram determinantes para a sua formação profissional cujo exemplo é digno de ser seguido por todos aqueles que sonham e lutam por um mundo melhor. 

Em todas as funções que exerceu: Professor, Secretário da Prefeitura e Prefeito, Sílvio mostrou com ações práticas que é possível construir uma sociedade justa. Já que, segundo o mesmo a sociedade é um reflexo de que somos. Sejamos então, justos e a nossa sociedade será melhor.


Um olhar sobre a profissão-professor 

Muitos dos que são professores o fazem por vocação, e inspirados na própria família ou influenciados pelo ambiente em que vivem partilhando da convivência com pessoas com as quais se identificam cujo exemplo merece ser seguido. 

Essas razões e tantas outras da mesma grandeza conduziram Silvio Carneiro à sua vocação natural: ser Professor. 

Verdadeiramente, nasceu professor. Quem usufruiu do privilégio da sua convivência, quer seja como aluno ou como amigo, guarda certamente alguns dos seus ensinamentos podendo constatar a sua validade até os dias atuais. 

O magistério para Sílvio, sempre foi uma das atividades mais importantes, exigindo por parte de quem o exerce comprometimento profissional, ética e competência, qualidade que alicerçaram sua vida de professor dando-lhe a certeza ao término de cada dia de aula de ter cumprido como o dever da sua profissão e de sua consciência. 

A lembrança do homem e do professor Sílvio Carneiro, na área educacional, resultou no reencontro do professor com a atividade na qual ele mais se realizou tornando justo o reconhecimento pelo seu trabalho por toda a sociedade de Custódia. 

Um bom exemplo dessa dedicação ocorreu no inicio dos anos de 1960, por ocasião da fundação do Ginásio Municipal Padre Leão (hoje Colégio Municipal Ernesto Queiroz), quando pela falta de professores, o que acabaria prejudicando os alunos e, consequentemente, o funcionamento do Ginásio, Sílvio Carneiro se dispôs na condição de professor voluntário a lecionar disciplinas fora da sua área de formação, situação que perdurou até 15 de março de 1963. 

Reconhecido pela presteza e comprometimento com o magistério (a partir de 1963), Sílvio Carneiro assume as disciplinas de História e Desenho Geométrico fascinando e cativando todos os seus alunos. 

Os mais saudosistas lembram da sua simplicidade, da sua linguagem e da sua forma natural de ensinar, fazendo com que o conhecimento fosse construído numa relação de confiança, entre professor e aluno. Se aprendia para a vida e ensinar História fazia sentido porque também fazia parte do dia a dia de cada estudante. 

Já em Desenho Geométrico a régua, o esquadro e o compasso além de desenharem as formas geométricas fundamentais para o desenvolvimento da percepção e compreensão da realidade, ganharam também u sentido poético que hoje se pode ser traduzido por Toquinho na canção Aquarela que diz “Giro um simples compasso e num círculo eu faço um mundo”. Talvez tenha sido esta a grande missão de Sílvio, enquanto educador: Acreditar na construção de um mundo melhor para todos. 

A sua brilhante trajetória no magistério o elevou da condição de professor do Ginásio Municipal Padre Leão de Custódia a diretor do mesmo ginásio. Tendo exercido essa função com o mesmo zelo, dedicação e competência que lhes eram natos, prestando serviço de grande relevância ao Ginásio Municipal, à sociedade de Custódia e à Educação do Estado de Pernambuco até abril de 1979. 

O profundo conhecimento de Sílvio Carneiro sobre a situação socioeconômica e educacional do município de Custódia credenciou-lhe a por duas vezes como Secretário da Prefeitura Municipal nos mandatos dos prefeitos João Miro da Silva e do Tenente Miguel José. 

Em ambas as administrações, Sílvio Carneiro teve seu trabalho reconhecido como de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade de Custódia, tanto pelos prefeitos supra citados, mas especialmente pelo povo de Custódia, sobremaneira, pela própria comunidade educacional da cidade, o que para ele era motivo de muito orgulho. 


Um olhar sobre a vida pública 

A vocação para servir aos interesses do povo, a seriedade e competência profissional além de seu indiscutível pode de liderança, fez do cidadão comum, Sílvio Carneiro, o representante mais respeitado dos interesses da cidade de Custódia, na condição de prefeito eleito pelo voto do povo. 

No exercício do seu mandato compreendido no período de 31 de janeiro de 1969 a 31 de janeiro de 1973, o prefeito Sílvio Carneiro defendeu os interesses do seu povo com determinação e perseverança conquistando para o seu município, o respeito e a credibilidade junto as esferas do poder público Estadual e Federal. 

Discurso na Câmara Municipal dos projetos de interesse da população de Custódia. 

A transparência, a ética, a austeridade e a determinação política que caracterizaram a sua gestão à frente do poder executivo municipal, trouxeram para o seu município, sede e distritos, investimentos em obras e serviços que além de garantirem o desenvolvimento da cidade ajudaram o homem da roça a enfrentar com dignidade os longos períodos das secas. 

Apesar das inúmeras dificuldades que existiam na época quanto à escassez de recursos passados à prefeitura e a centralização do poder de decisão por parte do governo federal dentre tantas outras, não tiraram do prefeito mais jovem da história política de Custódia, sua visão empreendedora implementada no município com o mais absoluto controle fiscal, onde prevaleceu sempre a regra “gasta com qualidade o pouco que se tem”. 

Essa teoria simples de administração pública, praticada por Sílvio Carneiro e as suas convicções pessoais, que elegeram a educação como a grande propriedade do seu governo, demonstra a sua visão de futuro. E para que tenhamos uma ideia do que isso significa hoje, basta analisarmos os dados atuais referentes a nossa educação. Hoje, em pleno século XXI mais de 50% das nossas crianças na 4ª série não sabem as quatro operações fundamentais e 57% na 5ª série não são capazes de entender um texto simples sem contarmos com os tantos milhões entre crianças, jovens e adultos que mal sabem assinar o próprio nome. 

Os dados favoráveis ratificam hoje, a decisão tomada por Sílvio Carneiro há mais de 30 a nos passados, quando priorizou a educação enquanto um direito fundamental do seu povo e assumiu enquanto prefeito a responsabilidade e o dever de garantir o pleno exercício dessa direito a toda população. 

Nesse sentido, ações como as construções, ampliações e reformas das escolas e biblioteca municipal merecem ser destacadas, além da nomeação dos primeiros professores diplomados para o exercício do magistério no município, mostrando-nos a importância de Sílvio Carneiro para a educação da cidade de Custódia e um bom exemplo, digno de ser seguido pelas autoridades políticas de nosso país, pois se ações iguais a essas tivesse sido implantadas em todo país e tido continuidade nas sucessivas administrações públicas, a situação atual da educação brasileira seria outra.

Executivo e Legislativo da gestão de Sílvio Carneiro (1969-1973) 

Ações destacadas na sua gestão 

A visão administrativa implantada em Custódia por Sílvio Carneiro transformou a cidade e os seus distritos em um canteiro de obras, e a confiança do povo em seu líder político era retribuída de forma justa, honesta e responsável. 



Difícil seria destacar entre tantas obras, a de maior relevância, pois cada uma teve a sua importância. Porém o assentamento das famílias carentes em casa de alvenaria construída pela prefeitura, o abastecimento de água da cidade, a instalação de uma repetidora de televisão na cidade para lazer e entretenimento do povo, a construção do estádio de futebol “Carneirinho” para os desportistas e amantes dos esportes, a construção de postos de saúde e os investimentos na melhoria do funcionamento do hospital público, as eletrificações dos distritos de Quitimbu e Maravilha, construção e reformas de escolas, calçamentos de ruas, além de tantas outras ações devem fazer parte da história de Custódia porque, verdadeiramente é parte da história do seu povo. 


Amostra de algumas construções e reformas realizadas na cidade de Custódia na gestão do Prefeito Sílvio Carneiro.



Um olhar sobre a cultura 

A paixão pelos carnavais revela o lado artístico e alegre do cidadão Sílvio Carneiro. Da sua criatividade nasceu o bloco carnavalesco CARCARÁ, cujos participantes influenciados pelo entusiasmo e animação saíram às ruas, todos fantasiados no compasso da marchinha “Carcará” composta pelo próprio Sílvio (...). 

Além da paixão pelos carnavais, era também um amante da literatura e, além da literatura dos clássicos literários, foi também o primeiro prefeito de Custódia quiçá, do interior do Estado de Pernambuco a fazer uma assinatura de um jornal (Diário de Pernambuco) para sua cidade, fato de grande significado, pois na verdade tratava-se de uma medida no sentido de democratizar as informações sobre a situação política, econômica e social do nosso Estado e do Brasil. 

No universo da arte, Sílvio também foi de grande relevância para a música da cidade, não como compositor, mas certamente como admirador da musicalidade do seu povo. Nesse sentido sua contribuição foi fundamental para a incrementarão da Banda Marcial Mário César. 

Da sua imaginação sempre surgiam idéias que logo eram abraçadas por seus amigos e, consequentemente, por toda a população de Custódia. A exemplo da construção do prédio para o Centro Lítero Recreativo de Custódia, cuja participação do primo Aparício Feitosa (Shands) e do amigo Gerson Gonçalves além de outros companheiros merecem destaques, sobretudo, por terem alcançado o principal objetivo da obra: proporcionar à população de Custódia um espaço físico adequado para a realização de eventos sociais, culturais, etc. 





Um olhar sobre a família 

Foi no embalo dos ritmos carnavalescos que Sílvio Carneiro conheceu Creuza Leopoldina com quem construiu uma relação de amor e respeito consolidado pela união de suas vidas através do matrimônio sagrado. 

Cerimônia de casamento de Sílvio e Creuza.

Sílvio Carneiro e Creuza Leopoldina de Souza Carneiro construíram um modelo exemplar de família. Tiveram uma única filha, Isabella Carneiro de Souza, que herdou do pai a sua personalidade, idoneidade e determinação – características presente na sua vida acadêmica, profissional e pessoal é, certamente, um motivo de muito orgulho para toda a família. 

Hoje, Isabella é casada com Luiz Carlos Evangelista Bezerra e do fruto desse amor nasceram seus dois filhos Rodrigo Carneiro de Farias Evangelista e Gabriela Carneiro de Farias Evangelista. Ambos são motivos de muita satisfação para os seus avós e, sem nenhuma dúvida de muita alegria para Sílvio Carneiro. 

Mais uma palavra 

A trajetória de vida de Sílvio Carneiro deixa para as futuras gerações a certeza de que é possível construir uma sociedade com base na liberdade e na igualdade e o seu compromisso na luta por esses ideais democráticos através de suas ações, praticadas enquanto Prefeito, Secretaria Municipal, Professor e cidadão comum ratificam a sua posição de destaque no cenário político e educacional da história de Custódia. 

Sílvio Carneiro é, verdadeiramente, uma referência para a vida publica, não só da cidade de Custódia onde nasceu, cresceu e para qual se doou completamente, mas também para o Estado de Pernambuco e para o Brasil. 

A ética, a honestidade, o compromisso e o amor pelo trabalho, independente do cargo ou função que exerceu, fazem com que seja lembrado pelos seus conterrâneos da maneira mais sublime e sincera, pois esse reconhecimento vem exatamente da atividade que mais lhe deu prazer em vida, a educação. Um pouco de sua história, a partir de hoje, será compartilhada com os estudantes e professores, pelos quais sempre teve respeito e carinho. 

No dia 2 de fevereiro de 1989, Sílvio Carneiro concluiu sua trajetória de vida e deixa para sua cidade Custódia e distritos e para todos os seus cidadãos a sua lição maior: - De ter vivido inteiramente sua vida, de ter transformado em realidade muito dos seus sonhos e, finalmente, poder oferecer a sua vida como exemplo para todos aqueles que sonham, acreditam e buscam um mundo melhor.



Principais obras da gestão Sílvio Carneiro 

1-Construção, ampliação e reforma das seguintes escolas: 

a) Escola Marli Mira da Silva, localizada no Guarani; 
b) Escola Aureliano Simplíssimo de Góis, localizada no Bom Nome; 
c) Escola Deputado Olímpio de Souza Ferraz, localizada na Pitombeira; 
d) Escola Prefeito Miguel José, localizada na Pindoba; 
e) Escola Germano de Souza Lima, localizada na Boa Vista; 
f) Reforma do antigo prédio do Posto de Saúde na Avenida João Veríssimo para o funcionamento da Escola Reunida Maria Augusta; 
g) Construiu duas salas de aula, um depósito e um auditório na Escola General Joaquim Inácio; 
h) Reformou e equipou a Biblioteca Municipal na praça Padre Leão, hoje denominada Zenilda Simões; 
i) Reformou a Escola Mínima do distrito de Maravilha; 
j) Foi o primeiro prefeito a nomear professores diplomados para o exercício do magistério nas Escolas Municipais; 
k) Iniciou a construção do prédio onde hoje é a atual Escola Normal Municipal Ernesto Queiroz. 

2 – Abastecimento de água, inaugurado em 1972; 

3 – Conclusão de calçamento das seguintes ruas e avenidas:

a) Avenida Dr. Manoel Borba; 
b) Rua Tenente Moura; 
c) Rua João Veríssimo; 
d) Travessa Heleno Aleixo 

4 – Construção de prédios na Rua Tenente Moura onde na época funcionavam: almoxarifado, depósito e sede do Mobral; 

5 – Desapropriação de dez casebres na Rua Major Experidião de Sá, onde hoje funciona a Escola Municipal Ernesto de Queiroz; 

6 – Construção de dez casas de alvenaria no final da Avenida Inocêncio Lima, para assentamento das famílias dos casebres desapropriados; 

7 – Firmou convênio com DETELPE no qual a prefeitura pagou uma grande quantia para a instalação da Repetidora de Televisão; 

8 – Construiu o Estádio de Futebol que foi denominado o “Carneirinho”; 

9 – Em convênio com a Secretaria de Saúde do Estado, construiu um Posto de Higiene e melhorou o funcionamento do Hospital. 


Zona Rural 2º Distrito – Quitimbu 

a) Eletrificação do Distrito 
b) Construção de Chafariz Público 
c) Construção do mini Posto de Saúde 
d) Construção de uma Escola no Mimoso 
e) Reforma na Escola Mínima 

Zona Rural 3º Distrito – Maravilha 

a) Construção de calçamentos 
b) Eletrificação 
c) Construção de Mini Posto de Saúde 
d) Construção de uma Escola no Açude dos Costas 

Ingá 

a) Construção de Chafariz Público 
b) Eletrificação do povoado de Ingá e Samambaia 
c) Construção e conservação das estradas 


Recife, 10 de Novembro de 2003.

Atenciosamente, 

Creuza Leopoldina de Souza Carneiro 
Isabella Carneiro de Souza 

9 comentários:

  1. O que dizer deste pioneiro? o que falar/ou digitar?
    Quando criança provindo da cidade de Salgueiro-Pe,no ano 84 de sua passagem,o vi e troquei algumas palavras e tive por Ele admiração não por estes feitos de homem púlblico,mas como uma mão amiga a socorrer minha fome e de meus irmãos,mesmo com um grau de parentesco bem proxima(mãe prima,sobrinha de Maria sua genitora)admirava ele com um oculos a ponta do nariz consertando algum eletro da época,tinha fascinio pelo que desenvolvia em uma oficina de concertos(Severino do Radio),sempre gostei de democracia e politica, mas nunca pensei ou soube (pelo menos até os 18 anos)da tragetória de homem púlblico de Silvio Carneiro,convivi de perto com Creuza,Tia Creuza como a chamava,fui um pouco'custoso'na escola general como si diz aqui no vernaculo Rondoniano para os alunos iperativos,e ela como boa administradora educacional sempre tinha um bom jeitinho de mim colocar na linha,lembro bem desta época onde viviamos acolhidos pelos sagrados parentes do meu avó Francisco Daniel,tio de Silvio. lembrame da biografia do velho Graça,o nosso Graciliano Ramos,cuja passagem na adminstração de Palmeiras dos Indios-AL também deixou claro que no serviço púlblico,tem que ter gente que goste de gente. Foi este o exemplo que deixou este construtor de nossa querida terra Custodia para quem si abilitar nos proximos pleitos e administração




    Dannylo Ruithe

    Espigão Do Oeste/Rondonia

    dannyloruithe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. jOSAMIRA DUARTE,CUTODIENSE E RESIDENTE EM CABO FRIO-RJ, EX ALUNA E EX COLEGA DE TRABALHO,REVIVI COM SAUDADE A HISTORIA DAQUELE QUE DE FATO É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO POR TODOS QUE TENHAM UM OBJETIVO NA VIDA, sILVIO TEVE UM PERIODO CURTO ENTRE NÓS E DEIXOU SAUDADES PARA AQUELES QUE TIVERAM O PRAZER DE CONVIVER COM ELE; POIS, COMO DIZ O POETA "MORRE O HOMEM E FICA SUA HISTÓRIA".

    ResponderExcluir
  3. Se o município de Custódia tivesse seguido com a qualidade de homens públicos do passado, essa cidade hoje seria muito melhor, essa é minha opinião, José Gorgônio Nóbrega

    ResponderExcluir
  4. Sua gestão foi caracterizada pelo grande contributo dado à educação.
    Quando jovem, passei muitas horas das noites em sua residência, mim alimentando de cultura em conversas sadias.
    Grande amigo, grande ser.

    Genátom

    ResponderExcluir
  5. Silvio Carneiro foi o primeiro prefeito em quem votei.Tinha 18 anos e vim de Recife, onde estudava para dar- lhe o meu voto , muito satisfeito pois um grande homem.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Texto maravilhoso! Na classificação das obras no item K, 5 e 6 a história cruza com o texto que escrevi a alguns meses atrás para esse querido blog, e se confirma os relatos.

    ResponderExcluir
  8. Texto maravilhoso! Na classificação das obras no item K, 5 e 6 a história cruza com o texto que escrevi a alguns meses atrás para esse querido blog, e se confirma os relatos. 👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir