07 janeiro, 2013

AACD - Felipe Alves Amorim


Felipe Alves Amorim, filho único atualmente com 10 anos, está na AACD desde os 4 meses. Felipe não andava, pegava tudo com a boca e não sabia usar seus bracinhos. Com a terapia, ele começou a usar os cotos e começou a andar. “A cada dia que a gente vinha aqui ele aprendia uma coisa diferente e a gente saia muito feliz e com uma novidade, pois estava evoluindo”, comenta Daniela Silva Alves Amorim, mãe de Felipe. “Hoje o Felipe é outra criança, usa prótese, anda, joga bola, faz capoeira, natação e adora jogar vídeo game. Ele Inclusive aprendeu a ler e escrever, por esse motivo falamos que a AACD é a nossa segunda casa. Tudo que meu filho aprendeu foi graças à AACD”, complementa a mãe.

A sociabilização de Felipe também foi um ponto forte da sua recuperação. “Antes de freqüentar a AACD o Felipe era um menino muito tímido, conforme vinha aqui foi aprendendo a se comunicar com as pessoas, por indicação das terapeutas, eu o matriculei em uma escolinha e a adaptação com as outras crianças foi surpreendente. Agora ele está na capoeira da AACD, o que ajudou a conversar mais e fazer novas amizades. Aqui ele é muito feliz.

O momento mais importante dentro da AACD para o Felipe foi quando ele colocou as próteses das pernas e começou a aprender a andar. Não tem dinheiro que pague o que sentimos naquele momento tão especial, nunca vamos esquecer.” Finaliza a mãe Daniela.

Descendência de Felipe

Esse garotão cheio de alegria é descendênte das famílias Lúcio/Reis que se estabeleceram em Custódia por volta dos anos 50/60 e uma grande parte continua até hoje. Exemplo de vida, com 10 anos de idade já passou por muitas coisas, mas sua maior vitória é a possibilidade de andar com a ajuda das próteses doadas pela AACD.




A história da AACD

A Associação de Assistência à Criança Deficiente é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de 61 anos pelo bem-estar de pessoas com deficiência física. Ela nasceu do sonho de um médico que queria criar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos centros que conhecia no exterior, para tratar crianças e adolescentes com deficiências físicas e reinseri-los na sociedade. Foi pensando nisso que o Dr. Renato da Costa Bomfim reuniu um grupo de idealistas e, no ano de 1950, fundou a AACD.

No começo, a entidade funcionava em dois sobrados alugados na Rua Barão de Piracicaba, na cidade de São Paulo. Mas graças à colaboração dos primeiros doadores, a AACD pôde fundar seu primeiro centro de reabilitação num terreno doado pela Prefeitura, na rua Ascendino Reis.

Missão: promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social.

Visão: ser a opção preferencial em Reabilitação e Ortopedia para pacientes, médicos, profissionais da área, convênios e apoiadores, e ser reconhecida pelo seu elevado padrão de qualidade e eficácia, com transparência, responsabilidade social e sustentabilidade.

Valores: responsabilidade social, respeito ao ser humano e suas diferenças, ética, qualidade, eficácia, competência e transparência.

Há mais de uma década, a AACD realiza o Teleton, que todo ano reúne artistas, apresentadores e personalidades numa maratona televisiva em busca de doações.



AACD Recife - PE

O Centro de Reabilitação Engº Clóvis Scripilliti foi construído com recursos do Teleton de 1998 e inaugurado em 14 de maio de 1999. Ocupa uma área total de 15.000m², com área construída de 3.175m². Tem um quadro de 165 funcionários e atende 8 patologias em 5 especialidades médicas e odontológicas. 

Endereço da AACD-Recife
AACD Pernambuco

Av. Advogado José Paulo Cavalcanti,
155 - Ilha Joana de Bezerra
Recife / PE CEP: 50080-810

Tel: (81) 3419- 4000

Para maiores informações, ligue no telefone acime e tire suas dúvidas sobre atendimento.

Por ser uma entidade de reabilitação gratuita existe uma fila de espera para atendimento dos casos. Num primeiro momento pode ser difícil, MAS NADA É IMPOSSÍVEL, quando se tem garra e coragem de se lutar por aquilo que se deseja!!

Se você conhece alguém que é atendido pelo AACD-Recife (ou qualquer outra) e que seja (ou foi) morador de Custódia, comente aqui no blog.

Por Carla Tatiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário