22 março, 2022

TCC sobre Encontro de Custodienses


Em dezembro de 2009, conclui o curso de Licenciatura Plena em Geografia, pelo Centro de Ensino Superior de Arcoverde – AESA. Meu tema escolhido para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, foi Encontro dos Custodienses Ausentes e Presentes – Contribuições para o fortalecimento da identidade local.

Esta pesquisa teve como base, apresentar e divulgar, a Confraternização de pessoas residentes ou ausentes da cidade de Custódia. Através desse encontro anual, amigos de longas datas se reúnem com novos amigos, buscando assim atrair e divulgar o evento, proporcionando dessa forma, um resgate de amigos, sem deixar de fortalecer a identidade cultural local.

Um encontro criado em 2006 que passou a fazer parte do calendário local, quando em passagem pelo município, vários amigos de longas datas, resolveram organizar um Encontro anual. Essa Confraternização, inicialmente serviu para ser um reencontro de pessoas de uma mesma geração, que por várias razões, residem fora do município, com outros que aqui residem.

A partir dessas reuniões, surgiram novas formas de unificar esses laços de amizades esquecidos pela distância geográfica, ou que, foram distanciadas pelos conflitos familiares de época. Desde primeiro Encontro em 2006, a cada ano, os participantes, procuram sempre brindar o evento com, ações humanitárias e pacificadoras, que beneficiam a população, agregando ainda mais os laços afetivos com a identidade local.

Muitos dos participantes que aqui não residem, procuram através de reuniões como essa, deixar suas lembranças em sua terra natal, evitando assim, que os residentes, preservem sempre o aspecto familiar e cultural da cidade.

O TCC foi apresentado durante o mês de Novembro ao público na AESA, durante 2° COEPE (Congresso de Ensino, pesquisa e extensão), e nas Escolas Estadual de Referência José Pereira Burgos e Municipal Manoel Rodrigues da Silva.

Paulo Peterson

3 comentários:

  1. Belo Trabalho.
    Paulo, por gentileza passe-me via email este material.
    Abrs.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho Paulo, por este instrumento cria-se uma forma de "aproximar" irmãos custodienses que conecem pouco das histórias de nossa querida cidade.

    Jussimar
    Recife-PE

    ResponderExcluir
  3. Legal Jussimar.
    Apareça no blog com mais frequência.
    É a primeira vez que anoto sua participação.
    Se inteire dos Encontros. Precisamos de vç.(e mais "ausentes" no próximo.Fique antenado. A programação e a data está em elaboração.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

    ResponderExcluir