Fiquei com o coração apertado ao receber a notícia da partida de Dona Almerintina Joana de Souza para a eternidade, ocorrida neste domingo(07.12.2025).
Ela foi minha primeira professora, aquela que me guiou nos primeiros passos da leitura e do saber.
Revirei o baú das memórias e lembrei da nossa Escola Cícero Rodrigues de Aquino, que funcionava, de forma tão acolhedora e dedicada, naquele armazém ao lado de sua residência. Ali, entre caixas e sonhos, ela me ensinou as minhas primeiras letras, me preparando para uma vida abençoada por Deus.
Tem um momento que se eternizou na minha infância, foi o dia em que Dona Almerintina reuniu a turma e nos levou a pé para conhecer o prédio próprio da escola em construção. Aquele lugar, construído no entroncamento da estrada rural que acessa Pindoba e a região da Fazenda Nova, Caiçara e Samambaia, era mais que um prédio: era a materialização de um sonho e a prova viva da sua dedicação incansável pela educação. Ela nos mostrou que a educação nos levaria para muitos lugares. Dona Almerintina era um exemplo de zelo. E o legado dessa professora dedicada ultrapassou as lições da cartilha do ABC.
Hoje, aquele menino que saiu da roça se tornou um comunicador, e o conhecimento adquirido em seu armazém e em suas aulas segue sendo repassado, germinando na minha família e tocando muitas outras vidas. A semente que ela plantou continua florescendo.
À família, a nossa palavra de conforto e o nosso abraço mais apertado. Saibam que a força de Dona Almerintina segue viva em todos aqueles que, como eu, foram transformados por sua luz e seu saber.
Professores assim não morrem. Eles não se vão. Professor entra para a História, e Dona Almerentina Joana de Souza está gravada para sempre no livro da minha.
Eterna saudade.


Lamentável perda, da professora almerentina. Sempre tive por ela muita afeição, pela maneira gentil com que nos tratava a todos, Fomos nomeados no mesmo dia para o cargo de Professor, e durante toda a minha vivência na Prefeitura sempre tinha contato com ela, já na condição de sSecretário Municipal. Meus pesâmes a Tindô (su esposo) e demais familiares.
ResponderExcluirJosé Melo
ResponderExcluirÉ com todo o respeito que paramos pra falar da professora almerentina, sem dúvidas ela foi, uma professora que tinha muito apreço pôr seus alunos, tive o prazer de ter ela como minha professora aqui no ingá e conhecer as primeiras letras da cartilha do ABC, nosso primeiro desfile, e muita outras coisas, fui embora de custódia, mais sempre que vinha agente nos encontrava era aquele sorriso quando nos via logo de longe e corria para o abraços bem apertado, e beijos, mais parecia uma mãe encontrando uma filha, pôr isso o nosso amor só aumentava a cada dia, fazia uns anos que não avia, mais tive a honra de passar lá e me despedir dela no seu velório, mesmo pôr pouco tempo mas estive lá, meus sentimentos a família em nome dos meus irmãos, e todos os alunos que tiveram o prazer de ter está profissional brilhante em nossa vida
ResponderExcluirMuito obrigado pela a homenagem
ResponderExcluirPura verdade fabio santo 😢
ResponderExcluirBelíssima homenagem!
ResponderExcluirLinda homenagem bem merecida!
ResponderExcluirQue homenagem linda e de muito carinho, ela sem dúvidas deixou um grande legado!
ResponderExcluirFiquei emocionada com um texto tão bem redigido , falando da dedicação de sua primeira professora que o tempo não consegui apagar, com muita gratidão e recheado de amor daquela que destravou e abriu portas para o seu sucesso , isto chama-se GRATIDÃO !!!
ResponderExcluirLenilza Pereira ( Rosa )
Descanse em paz professora Almerentina! Meus sentimentos aos familiares .