06 janeiro, 2022

Um contador de histórias - por José Melo


Jorge Remígio

Destaque entre os colaboradores do Blog “Custódia Terra Querida", ele se diferencia pela qualidade dos seus textos. Seus escritos, apesar da riquesa de detalhes, estão longe de se tornarem enfadonhos de se lêr. Acrescido a isso um componente que o diferencia da maioria dos depoimentos postados: sua condição de historiador o prende a uma narração fiel, coerente e acima de tudo detalhadamente explicita. Falo do Historiador Jorge Remígio, que entre as suas ecléticas habilidades, detém um talento ímpar para compor belíssimas imagens através de fotografias que mais parecem pinturas artísticas, transformando-se em verdadeiras obras de arte, pelo sua luminoisidade, pelo colorido e angulação perfeita.

O Blog “Custódia, Terra Querida”, graças a atuação de Jorge e de tantos outros colaboradores, deixou de ser uma simples página da internet para se transformar nesse verdadeiro acervo de história que retrata a nossa querida terrinha. No futuro, quem quiser saber qualquer detalhe da história de Custódia, dispõe desse acervo riquíssimo que é o Blog comandado pelo nosso amigo Paulo Peterson, além do imenso apanhado histórico disponibilizado na Net pelo nosso amigo Carlos Alberto Lopes com a sua página Gândavos, .

Por uma questão de justiça, é de se ressaltar a importância das colaborações de Jorge, que paralelamente às postagens no “Custódia, Terra Querida”,  desenvolve um rico trabalho na historiografia do Cangaço Sertanejo, promovendo, apoiando e participando de inúmeros eventos alusivos ao tema por todo o Nordeste. Com certeza teremos no futuro um “ajuntamento” completo dessas atividades, quem sabe num expressivo livro que o mesmo está nos devendo.

Ao Jorge, como humilde expectador da cena nordestina e das coisas de nossa Custódia, meus sinceros agradecimentos pelo seu apoio à memória de Custódia, e a minha fiel admiração pelo seu trabalho. Que venham muitos textos saborosos de se ler, no Blog, com a sua indiscutível qualidade e de preferência adornados com seus belos registros fotográficos.



Texto:
José Soares de Melo
Recife/PE
Janeiro 2022

3 comentários:

  1. Endosso as palavras do também importante historiador da nossa Custódia terrinha querida, José Melo. Jorge merece nossa admiração!

    ResponderExcluir
  2. Tudo muito bem dito sobre o talentoso Jorge Remígio, por outro talentoso escritor e poeta, Zé Melo.
    É grande minha admiração pelos dois, agora juntos, um falando sobre o talento do outro. Acho que os dois nos devem, cada um, o seu livro, com os seus ricos e inspirados textos, poemas e fotos.

    ResponderExcluir
  3. Endosso as palavras de Luiz Venâncio e acrescento mais o nome de Paulo Peterson como criador desse blog.

    ResponderExcluir